30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 16:48
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Blocos agitam a Zona Sul de RP
Cultura

Blocos agitam a Zona Sul de RP

A maratona carnavalesca do Bloco Califórnia, que teve início no dia 3, no entorno do Estádio Santa Cruz, com a par­ticipação de aproximadamente 50 mil pessoas, volta neste sá­bado, 10 de fevereiro, nas ruas do Jardim Nova Aliança, na Zona Sul de Ribeirão Preto.

A festa será na avenida Doutor José Cesário Monteiro da Silva, entre a avenida Presi­dente Vargas e a rua João Go­mes Frossard, com os blocos de rua Sargento Pimenta – que toca músicas do Beatles em ritmo de carnaval – e Bangala­fumenga, do Rio de Janeiro, e Agrada Gregos, de São Paulo, com a participação da dançari­na Sheila Melo.

São esperadas de 15 mil a 20 mil pessoas por dia para as apresentações de quatro tradi­cionais blocos da capitais pau­lista e carioca. A concentração começa sempre às 13 horas e a folia está marcada para as qua­tro da tarde, com encerramen­to previsto para as 20 horas.

Neste sábado (10), o Sar­gento Pimenta, segundo maior bloco do Rio de Janeiro, dá a largada na festa transforman­do clássicos dos Beatles em marchinhas animadas com batidas especiais. Os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um es­petáculo lúdico e irreverente.
Para agradar público de to­dos os perfis e mandar o pre­conceito para longe, o Agrada Gregos, de São Paulo, sobe no Trio Turbolence no domingo (11), com a participação da dançarina Sheila Mello para agitar ainda mais a festa. O blo­co é marcado pela diversidade de ritmos que não são tradicio­nalmente carnavalescos.

Na segunda-feira de carna­val (12), será a vez da bateria do Bangalafumenga levar para a avenida o tema “20 anos de brilho”. Um dos mais tradi­cionais blocos do Rio de Ja­neiro, o Banga tem em seu repertório composições pró­prias e consagrados sucessos da música brasileira, com arranjos especiais em ritmos como maracatu, ciranda, ma­culelê e, claro, muito samba.

No último dia de folia, ter­ça-feira (13), o Casa Comigo, de São Paulo, vai levar para a avenida a mensagem “Hater, eu te amo!”. O bloco paulista­no vai para a rua combater o discurso de ódio e promover o amor. Em seu hino, o bloco anuncia: “Para cada absurdo, um bater mais forte do surdo. Para cada ataque virtual, uma letra de amor de carnaval”. Neste dia, a folia termina uma hora mais cedo, às 19 horas.

Assim como a maioria das cidades na região, Ribeirão Pre­to não terá desfile de escolas de samba em 2018. A falta de verba para investir nas agremiações e o enfraquecimento da liga car­navalesca não apontam para uma retomada dos desfiles pelo menos nos próximos anos.

Interdição – Trechos do bairro Jardim Nova Aliança serão interditados a partir das oito horas deste sábado (10) para as atrações do Bloco Cali­fórnia. As vias ficarão fechadas até terça-feira (13), das oito às 20 horas. O trio Turbulence e o público ficarão concentrados na avenida José Cesário Mon­teiro da Silva, entre a Presidente Vargas e a rua E. A João Gomes Frossard será interditada entre a avenida José Cesário Mon­teiro da Silva até a rua Magda Perona Frossard.

Estrutura – Para receber os foliões, a organização preparou uma estrutura com 100 banhei­ros, três bares fixos da cerveja Skol, espaço com 300 vendedo­res ambulantes e food trucks, ambulatório central, quatro ambulâncias, 30 profissionais da área de saúde, 150 seguran­ças e cinco motos fazendo ron­das no entorno do evento, além do apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, com efetivo de 50 policiais. O monitoramento por câmeras também será feito, com equipamento 360º com possibilidade de zoom.

Como chegar – Para quem vai de carro, as opções são seguir pela avenida Braz Olaia Acosta ou pela Independência até o bair­ro Jardim João Rossi. Não haverá estacionamento oficial no local. As nove linhas de ônibus que atendem o bairro funcionarão normalmente nos dias da festa.

Mais notícias