18 de abril de 2024 | 21:23
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » BRODOWSKI CELEBRA CANDIDO PORTINARI
Cultura

BRODOWSKI CELEBRA CANDIDO PORTINARI

Dezembro é um mês especial no Museu Casa de Portinari, em Brodowski -instituição da Se­cretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela Associa­ção Cultural de Apoio ao Museu (Acam Portinari). Em homena­gem ao aniversário de 114 anos de seu patrono, Candido Portina­ri, celebrado em 30 de dezembro, a instituição oferece uma progra­mação especial com apresenta­ções musicais gratuitas.

A abertura acontece neste sá­bado, 9 de dezembro, às 20 horas, com a espetáculo do Coral Brasileto Ensemble. O grupo e convidados executarão o concerto de Natal “Gloria in Excelsis Deo” (hino cris­tão), na Capela Santo Antonio. No mesmo dia, o público será convida­do a conhecer a decoração especial natalina da Casa de Portinari.

No dia 29 de dezembro (sexta­-feira) ocorre o já tradicional “Sa­rau Musical -Cantigas de Minha Terra”, na esplanada da instituição. O espetáculo conta com a partici­pação de diversos artistas locais em um repertório que ressalta a cultura do interior de São Paulo e de todo o Brasil.

“Valorizar as coisas do nosso país e mostrar a realidade, a bele­za e a força do povo brasileiro. Esse era o trabalho de Portinari e é uma das missões do Museu. Manter sua memória viva por meio do re­conhecimento de suas lutas e de seu legado”, explica Cristiane Maria Patrici, gerente da instituição.

O Museu Casa de Portinari fica na praça Candido Portinari nº 298, no Centro de Brodowski. O telefone para informações é (16) 3664-4284. O horário de fun­cionamento em dezembro é de terça-feira a domingo, das nove às 18 horas, inclusive nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano­-Novo. A entrada é franca.

Portinari – Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Can­dido Portinari manifestou sua vo­cação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis ‘‘Guerra e Paz’’, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Uni­dos. Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de into­xicação pelas tintas que utilizava.

Mais notícias