18 de abril de 2024 | 22:19
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Chocolate e Tropicália, temas do Hora do Enem nesta semana
Educação

Chocolate e Tropicália, temas do Hora do Enem nesta semana

Os alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam todos os dias com um importante apoio. Diariamente, em diferentes horários, a TV Escola transmite o programa Hora do Enem. Nesta terça, 19, os estudantes poderão conhecer mais sobre os conceitos de etnia e sociologia no mercado de trabalho. O professor Ramon Chaves conversa com o apresentador Land Vieira e resolve as questões do Enem de 2017 sobre formação e conflitos étnicos.

Esta quarta-feira, 20, é o dia da língua portuguesa. Os movimentos artísticos modernistas e a Tropícália, movimento musical comandado por Caetano Veloso nos anos 70, são destaques na programação desta semana. Para falar sobre o assunto, o pesquisador Fred Coelho, autor de livros e curador de exposições sobre esses temas, conversa com Land Vieira sobre como essa parte da cultura brasileira está presente no Enem. A professora Glaucia Secco resolve a questão 23 do Caderno Azul da prova de 2017 sobre funções de linguagem.

Uma das iguarias mais apreciadas pelos estudantes é tema do programa de quinta-feira, 21. Já parou para pensar em quantos conhecimentos sobre química estão envolvidos na produção do chocolate? Quem explica é o chocolatier e engenheiro químico César de Mendes, que produz essa maravilha com cacau nativo da Amazônia. Os telespectadores também poderão acompanhar a resolução da questão 122 do Caderno Azul do Enem 2017 sobre estequiometria com a professora Ludmila Nogueira.

Redação é a estrela das sextas-feiras do Hora do Enem. Depois da introdução, argumentação e desenvolvimento, agora é a vez dos alunos se aprofundarem na conclusão. A professora Dayana Mendes faz um raio-x sobre o que precisa estar presente na conclusão de uma redação nota mil.

Hora do Enem é exibido na TV Escola de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h, ou a qualquer momento pelo portal da emissora, no aplicativo e no canal do YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

Mais notícias