Nesta sexta-feira, 15 de setembro, o Teatro Minaz re­ceberá o workshop de “com­media dell’arte”, com Augusto Marin, ator e diretor teatral do Teatro Commune de São Paulo. Trata-se de um gêne­ro de dramaturgia que surgiu na Itália, no século XVI, e in­fluenciou o teatro moderno do britânico William Shakespeare (1564-1616) ao do francês Mo­lierè (Jean-Baptiste Poquelin, 1622-1673) e do italiano Carlo Goldoni (1707-1793).

Consiste na arte do ator e na sua relação com a criação do espetáculo. Suas características são a improvisação, o uso da máscara cômica, o grotesco, as obscenidades, a relação direta com o público e a crítica social. O treinamento com as másca­ras visa estimular a imaginação criativa do intérprete, ator ou não ator, aliando a isso, econo­mia gestual e teatralidade.

Ao esconder o rosto, a más­cara revela toda a expressivi­dade corporal. Quando veste a máscara, o intérprete pode, de fato, substituir a sua identidade pessoal por outras. Destaca­-se a importância da máscara no trabalho de expressão e co­municação e na relação direta com o público. O workshop visa a criação de cenas cur­tas a partir da improvisação com as máscaras de “com­media dell’arte”, dentre elas, a de Pantaleão, Arlecchino, Briguella, Dottore, Capitano, Scaracco, Razullo, Franceschi­na, Ragonda, entre outros.

O evento será realizado das nove às 13 horas, com 20 vagas disponíveis para alunos a par­tir de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br). O Teatro Mi­naz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista – a sede da companhia fica no nú­mero 259 e o telefone é (16) 3941-2722.

Sobre Augusto Marin – Augusto Marin é ator e diretor teatral do Teatro Commune de São Paulo e mestre em artes cênicas pela Escola de Comu­nicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com a pesquisa “Arlequim na dra­maturgia performativa de Da­rio Fo”. Estudou os processos criativos de Dario Fo e sua rela­ção com a “commedia dell’arte” e o teatro medieval.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui