27 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 20:02
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Eduardo Cunha defende candidatura de Lula
Política

Eduardo Cunha defende candidatura de Lula

Preso desde outubro de 2016, o ex-presidente da Câ­mara dos Deputados Eduardo Cunha divulgou uma carta em sua página oficial no Facebook para comentar o cenário elei­toral argumentar e contra sua própria prisão. Na mensagem, ele defende que o ex-presiden­te da República Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso no âmbito da Operação Lava Jato, tenha o direito de concorrer à Presidência.

Cunha ainda destaca que a eleição de 2018 será a primei­ra em 20 anos que ele não dis­putará, e divulga a candidatu­ra da filha, Danielle Cunha, a deputada federal.

O ex-deputado se posi­ciona como adversário dos governos do PT e “o principal responsável por sua queda”, mas diz que Lula deveria ser derrotado nas urnas. “O pe­tista não deve ser eleito pelo custo que impôs ao povo com sua desastrada escolha, mas jamais impedido de dispu­tar”, escreve.

Ele ainda se compara ao ex -presidente ao dizer que seria um “troféu político”.

Cunha critica as atuais regras eleitorais, que devem eleger parlamentares “no pior dos modelos políticos”, e afirma que o Congresso está “totalmente desvincula­do de suas propostas e com­promissos”.

Ele defende a adoção do parlamentarismo no País, ci­tando os modelos francês e português, com partidos obri­gados a aderir à um programa de governo. “Para o futuro, o país não terá outra alternativa, que não seja a de adotar o par­lamentarismo”, escreve.

O ex-presidente da Câma­ra foi condenado a 15 anos e 4 meses de prisão por cor­rupção e lavagem de dinheiro pelo juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato. A investigação envolvia contas na Suíça abastecidas por propinas na Petrobras.

Mais notícias