30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 17:37
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » ‘Era uma vez… Brasil’ – Projeto vai levar jovens a Lisboa
Cultura

‘Era uma vez… Brasil’ – Projeto vai levar jovens a Lisboa

Projeto levará alunos do oitavo ano do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino para um intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal

Entre esta quarta-feira, 18 de julho, e a próxima terça (24), será realizada a segunda eta­pa do projeto “Era uma vez… Brasil”, em São Simão, que re­úne jovens de Ribeirão Preto, Araraquara, Rincão, Gavião Peixoto e da cidade-sede. O projeto, realizado pela Origem Produções e patrocínio da RTE Rodonaves e Cutrale, acontece pela primeira vez nos municí­pios e levará alunos do oitavo ano do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino para um intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.

Nesta segunda etapa, 100 adolescentes participam do cam­pus que acontece em São Simão, durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais áudio visuais. Essa etapa é decisi­va para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto. Em novembro, acon­tece a última e tão esperada fase: a viagem de dez dias para Portu­gal com os alunos selecionados, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os ca­minhos da corte portuguesa an­tes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa.

“O projeto, além de esti­mular o interesse dos estudan­tes pela história de nosso país, promove o acesso à educa­ção, cultura e inclusão social. Acredito que essa experiência é uma oportunidade única de conhecer uma cultura diferen­te, trazendo também aprendi­zado e conscientização sobre a importância do papel que cada um exerce na transformação e construção de um futuro me­lhor”, diz Vera Naves, vice-pre­sidente da RTE Rodonaves.

“Em 23 anos lecionando História em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas tra­balhados em sala de aula, com todas as alternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históricos como se fossem os protagonistas… a ex­pectativa foi marcante”, relata a professora Jozi Rodrigues da Es­cola Estadual Hely Lopes Mei­relles, de Ribeirão Preto.

Este ano, o projeto superou a expectativa em um total de dez cidades e mais de 97 escolas pú­blicas participante de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jo­vens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Ori­gem Produções.

O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacio­nal e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes lin­guagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto na qual já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.

Mas, muito além de propor­cionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Bra­sil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que en­tendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

“É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públi­cas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turis­mo. O ‹Era uma vez… Brasil› tem um importante significado so­cial e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilida­de de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso», destaca o escritor Laurentino Gomes.

Mais notícias