27 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 18:08
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Livro de Nicola Tornatore é lançado em RP
Cultura

Livro de Nicola Tornatore é lançado em RP

Os filhos de Nicola Tornatore, Raysa e Hugo, o casal Samanta e Duarte Nogueira e o editor Renato Castanhari: “Obra é uma espécie de cartilha que mostra o porque e como chegamos até aqui”, diz o prefeito

Os 34 municípios que com­põem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto ganharam na terça-feira, 19 de junho, aniversário de 162 anos da me­trópole, uma obra literária que reúne e resgata a história de cada uma destas cidades. Es­crita pelo jornalista do Tribuna Ribeirão e historiador, Nicola Tornatore, falecido no dia 15 aos 52 anos, o livro “RMRP – A História da Região Metropo­litana de Ribeirão Preto” é re­sultado de um amplo trabalho de pesquisa que resultou em um importante documento. Participaram do lançamento, realizado no Novo Shopping, dezenas de pessoas e várias au­toridades.

Renato Castanhari: editora vai distribuir dez livros para cada cidade de Região Metropolitana

Criada em 6 de julho de 2016 a, Região Metropolitana de Ribeirão Preto é formada pelas seguintes cidades: Al­tinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapa­rá, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Mon­te Alto, Morro Agudo, Nupo­ranga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Para o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), de Ribeirão Preto, autor do pre­fácio da obra e que participou do lançamento, o livro é um importante registro histórico e demonstra que a criação de uma região metropolitana não é algo que se faz da noite para o dia. Mas, sim o resulta­do de um trabalho de muitos anos. “No caso de Ribeirão Preto este trabalho remonta há mais de 50 anos, quando o então prefeito Costábile Romano iniciou discussões sobre o assunto. Discussões estas que foram feitas pelos prefeitos ao longo da história de Ribeirão Preto e que cul­minaram com sua criação”, afirmou Duarte Nogueira, que é presidente do Conselho Diretor da Região Metropoli­tana de Ribeirão Preto

Segundo ele, o trabalho de pesquisa realizado pelo jorna­lista Nicola Tornatore registra de forma permanente e para as gerações futuras a história dos municípios que integram a Re­gião Metropolitana. “O Nicola era um contador de história e seu livro é uma espécie de cartilha que mostra o porque e como chegamos até aqui”, finalizou. Lançado pela Edi­tora Corpo 12 e com tiragem inicial de mil exemplares, o livro também será distribuído para as bibliotecas públicas dos municípios que fazem parte da RMRP. Segundo o diretor da editora, Renato Castanhari, esta distribuição é uma forma de popularizar e levar a histó­ria da região para toda popu­lação. “Cada cidade receberá dez exemplares”, explicou Cas­tanhari.

Confidente
Filho do escritor, o estu­dante Hugo Tornatore, de 19 anos, viveu um misto de tristeza e de alegria durante o lançamento do livro. Tris­teza em função da morte re­cente do pai – dias antes do lançamento –, e alegria por poder ver mais um trabalho dele eternizado através da literatura. “Meu pai era uma pessoa que amava pesquisar e tudo o que descobria fazia questão de me contar em pri­meira mão. Eu era uma espé­cie de confidente dele”, relem­bra Hugo.

Hugo Tornatore assinou os livros: “Meu pai amava pesquisar e tudo que desco­bria me contava em primeira mão”

Jornalista com mais de 30 anos de atuação, Nicola Tornatore lançou-se como escritor em 2014, com o livro “Crimes na Pequena Paris”, que reúne 20 episódios ocor­ridos em Ribeirão Preto entre as décadas de 1890 e 1950. No mesmo ano publicou dois títulos que fizeram história: “A Origem das Cidades”, sobre como surgiram 26 municípios da região, e “Pioneiros”, sobre as famílias pioneiras de Ribei­rão Preto. Em 2015, lançou o titulo “Adelaide – A história da parteira de 12.630 bebês”, baseado na vida de sua avó.

Nicola Tornatore mor­reu de enfarte, aos 52 anos, na madrugada de sexta-fei­ra (15). Ele chegava em casa voltando do trabalho no Tribuna – esteve na sessão da Câmara – quando, a 100 metros da residência, sofreu um ataque cardíaco. Foi so­corrido por vizinhos e pelo filho Hugo mas, no caminho para a Santa Casa, teve cinco paradas cardiorrespiratórias em uma ambulância do Ser­viço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e não resistiu. Além de Hugo, deixa uma filha, Raysa.

Exposição
Uma exposição de fotos antigas da cidade, também reunidas por Nicola Torna­tore, pode ser visitada no Novo Shopping. A mostra reúne 44 fotos e objetos va­riados que recontam a his­tória de Ribeirão Preto, e permanecerá aberta ao pú­blico até 30 de junho. Já o livro pode ser encontrado nas livrarias ParaLer.

As 44 fotos da exposição foram selecionadas por Nicola Tornatore

Mais notícias