20 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 5:43
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Moro dá 48 horas a Lula para entregar originais
Política

Moro dá 48 horas a Lula para entregar originais

O juiz Sérgio Moro, da opera­ção Lava Jato, deu prazo de 48 ho­ras para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregar, na Secretaria da 13ª Vara Federal de Curitiba, os originais dos re­cibos de aluguel do apartamento 121 do edifício Hill Houve, em São Bernardo do Campo, imóvel que teria sido adquirido com pro­pinas da empreiteira Odebrecht, segundo acusação do Ministério Público Federal.

Moro considerou “desne­cessária” uma audiência formal para entrega dos documentos ou a presença de perito. “Os recibos deverão ser entregues na Secreta­ria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida”.

O apartamento, vizinho à re­sidência de Lula, está em nome do engenheiro Glaucos Costa­marques, apontado pelos investi­gadores como “laranja” do ex-pre­sidente da República. Glaucos é primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

A investigação sobre a au­tenticidade dos recibos do alu­guel que teria sido pago a Glau­cos pelo uso do imóvel foi aberta por iniciativa do Ministério Pú­blico Federal, por meio de um incidente de falsidade.

Os advogados do ex-presi­dente rechaçam a suspeita. Eles haviam entregue à Justiça cópias dos recibos, alguns com datas inexistentes no calendário, como 31 de novembro.

Nesta sexta-feira (13), Moro decidiu mandar a defesa entre­gar os originais. “A defesa tem a posse dos recibos e pode extrair cópias antes de entregá-los, o que já é medida suficiente para prevenir qualquer chance de adulteração superveniente, ain­da que seja surpreendente que isso seja aventado pela defesa”.

Mais notícias