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18 de abril de 2024 | 2:33
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Mudança no trânsito – Obra em trecho vai durar 45 dias

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Começou na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, as obras de substituição dos inter­ceptores de esgoto no córrego ri­beirão Preto, ao longo da avenida Jerônimo Gonçalves, no Centro Histórico da cidade. A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) informou que os tra­balhos do Departamento de Água e Esgotos (Daerp) na avenida Fá­bio Barreto foram concluídos em metade do tempo – estava previs­ta para durar 60 dias e foi finaliza­da em um mês.

Apesar da intervenção, não houve grandes problemas no trãnsito da região na manhã des­ta quarta-feira. O primeiro tre­cho de obras na Jerônimo Gon­çalves, entre a Fábio Barreto e a rua Coronel Luiz da Cunha, na Vila Tibério, ficará interditado por cerca de 45 dias em apenas um dos sentidos e não nos dois como o Tribuna havia anuncia­do. As rotas alternativas podem ser consultadas no site do jornal (www.tribunaribeirao.com.br).

Oito linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado (veja quadro nesta página). Os veículos segui­rão até a rotatória Amin Calil, pas­sando pelas ruas Rodrigues Alves, Joaquim Nabuco, Conselheiro Dantas, Martinico Prado, até a Avenida Jerônimo Gonçalves, re­tomando o trajeto normal.

A obra completa na região só deve terminar em dezembro, na previsão mais otimista – vai até a rua Guatapará, perto da Câmara, na Vila República, e as interdições serão por trecho para não prejudicar motoris­tas, comerciantes e pacientes da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central. Todas as intervenções da concessionária Ambient preveem a construção dos 97,2 quilômetros de redes coletoras e interceptores de es­goto até março do próximo ano.

No total, as intervenções do Daerp irão substituir 1,6 quilô­metros de interceptores de 800 milímetros para mil milímetros, ou seja, um metro de diâmetro, com o objetivo de ampliar a vazão e evitar sobrecarga futura e pos­síveis extravasamentos. O custo das obras é de R$ 4,32 milhões e beneficiará uma população de 93.850 habitantes, dos bairros Vila Tibério, Vila Virgínia, Jar­dim Jamaica, Vila Afonso XVI, Jardim D’elboux e adjacências.

Segundo o Daerp, responsável pelo gerenciamento, os intercep­tores poderiam ter sido substituí­dos durante a realização das obras de combate a enchentes, entre os anos de 2009 e 2012, o que não ocorreu e obrigou a abertura do asfalto neste trecho para a reali­zação do serviço. A obra faz par­te dos 97,2 quilômetros de redes coletoras e interceptores que estão sendo construídos pela prefeitura de Ribeirão Preto e o Daerp, atra­vés da concessionária Ambient. O investimento total é de R$ 137,3 milhões nas obras de saneamento.

Divido em quatro etapas, entre 2008 e 2014, o projeto an­tienchente custou R$ 117 milhões aos cofres públicos. O governo federal investiu R$ 99 milhões – R$ 52 milhões via financia­mento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Ser­viço (FGTS), R$ 30 milhões de emendas parlamentares e R$ 17 milhões a fundo perdido.

O estadual aplicou R$ 3 mi­lhões – via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), da Companhia de Tecno­logia Ambiental de São Paulo (Ce­tesb) –, a prefeitura entrou com R$ 10 milhões e a Câmara de Verea­dores com mais R$ 5 milhões. Em todas as ações de combate às en­chentes foi executado um extenso plano de compensação ambiental com o replantio das 128 palmei­ras imperiais e o plantio de oito mil espécies arbóreas na região e pela bacia do ribeirão Preto, com­preendida pelo Parque Maurílio Biagi, tornando estas áreas mais protegidas e permeáveis.

As oito linhas com itinerário alterado
148 – Santa Cruz/Ipiranga
308 – Marincek
315 – Campos Elíseos/Bonfim Paulista
337 – Lagoinha/Ipiranga
373 – Vila Abranches/Ipiranga
680 – Jardim Orestes Lopes
780 – Paque dos Pinus Já para usuários da linha
315 – Campos Elíseos/Bonfim Paulista, os ônibus seguirão normalmente até a rua Alagoas, seguindo pelas ruas Castro Alves, Joaquim Nabu­co, Conselheiro Dantas, Martinico Prado, retomando a Avenida Jerônimo Gonçalves.

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