18 de abril de 2024 | 21:59
Jornal Tribuna Ribeirão
DANILO MARQUES
Início » ‘Música Nova’ terá estreias mundiais
Cultura

‘Música Nova’ terá estreias mundiais

O Festival Música Nova “Gil­berto Mendes” – a mais antiga mostra de música nova da Amé­rica Latina – chega à sua 52ª edi­ção com programação gratuita de concertos e palestras, contando com a participação ativa de com­positores nacionais e do compo­sitor dinamarquês, Bo Lundby Jaeger. O evento começa nesta terça-feira, 23 de outubro, e vai até sábado, dia 27, em Ribeirão Preto. A entrada é franca.

A abertura será nesta terça-feira (23), às 20h30, no Theatro Pedro II, com apresentação da Orquestra USP-Filarmônica, sob regência do maestro Lucas Eduardo da Silva Galon, que também assina a direção artís­tica do festival. “É uma vitória a realização do festival, principal­mente em tempos de crise como a que estamos vivendo. Temos conseguido manter a tradição ao longo das edições e levar à frente o legado do compositor Gilberto Mendes”, diz Lucas Galon.

No repertório constam qua­tro peças em estreia mundial e a participação dos solistas Wellin­gton de Sousa Pinto (trompete), William Teixeira (violoncelo), Guilherme de Carvalho (viola), Gustavo Costa (violão) e Walis­son Cruz (violoncelo).

Na quarta-feira, dia 24, será realizada uma palestra com tema “Ofício de Compositor”, que será ministrada pelo compositor re­sidente Silvio Ferraz, às 19h30, na Sala dos Espelhos do Theatro Pedro II. Em seguida, às 20h30, acontece a apresentação do Fra­tres Cello Ensemble – grupo de violoncelo da USP de Ribeirão Preto, sob direção do professor doutor André Micheletti.

Já na quinta-feira, dia 25, será ministrada palestra com o músico Willian Teixeira, às dez horas, no Bloco 34 do Departamento de Música da Faculdade de Filoso­fia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP).

Ainda na quinta-feira, mas às 19h30, a palestra será com o compositor residente Bo Lundby Jaeger, na Sala dos Espelhos do Theatro Pedro II. A Oficina Ex­perimental da USP se apresenta na sequência, às 20h30, no palco principal do Theatro Pedro II, sob direção de Silvia Berg. A soprano Yuka Almeida Prado é um dos destaques da 52ª edição do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”. Ela cantará três estreias mundiais nos concertos que acontecem nos dias 24,25 e 26 de outubro.

No dia 24 e 25 as apresenta­ções serão no Pedro II e na sexta-feira (26) acontece no Teatro do Campus da USP, às 20h30, com Ensemble Mentemanuque, sob direção de Rubens Russomanno Ricciardi. A entrada é franca, sem necessidade de ingresso.

O encerramento será no sába­do, dia 27, às 20h30, com o con­certo “Pequeno ex-tudo sobre o mar”, do grupo Percutindo Mun­dis, em homenagem a Gilberto Mendes e às gerações de músicos e artistas que inspirou, sob direção de Márcio Barreto, com participa­ção dos músicos Syro, Jorge L. M. Martinez e convidados.

O Festival Música Nova “Gil­berto Mendes” é um evento in­ternacional e anual de música contemporânea idealizado por Gilberto Mendes (Santos, 1922- 2016) e realizado desde 1962 em Santos. Já foi produzido simulta­neamente nas cidades de Santos e São Paulo (desde 1985), além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas (desde 1992).

A 52ª edição do festival é uma realização é do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Perfor­mance em Música(NAP-Cipem) do Departamento de Música da FFCLRP-USP, da Secretaria de Estado da Cultura e Associa­ção Paulista dos Amigos da Arte (APAA). O evento também con­ta com apoio da Fundação Dom Pedro II. Mais informações pelo telefone (16) 3315-3136.

Programação da 52ª edição
Terça-feira (23/10), às 20h30, Theatro Pedro II
USP-Filarmônica – concerto de abertura sob a regência de Lucas Galon
Quarta-feira (24/10), às 19h30, Auditório Meira Júnior (Pedro II)
Ofício de Compositor com Silvio Ferraz
Quarta-feira (24/10), às 20h30, Theatro Pedro II
Fratres Cello Ensemble, com direção de André Micheletti
Quinta-feira (25/10), às dez horas, Bloco 34 do Departamento de Música
Palestra de Willian Teixeira
Quinta-feira (25/10), às 19h30, Sala dos Espelhos do Pedro II
Ofício de Compositor com Bo Lundby Jæger
Quinta-feira (25/10), às 20h30, Theatro Pedro II
Oficina Experimental, direção de Silvia Berg
Sexta-feira (26/10), às 20h30, Teatro do Campus da USP
Ensemble Mentemanuque, direção de Rubens Russomanno Ricciardi
Sábado (27/10), às 20h30, no Teatro do Campus
Concerto “Pequeno ex-tudo sobre o mar”, do grupo Percutindo Mundis
Toda a programação é gratuita
Endereços
Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral nº 370, Centro Telefone: (16) 3977-8111
Teatro do Campus da USP
(avenida Bandeirantes nº 3.900) Balão Central – USP Ribeirão Preto
Bloco 34 Departamento de Música da USP
Rua Maria M. C. Teles s/nº

Mais notícias