Brasil | São Paulo | Ribeirão Preto,


 

Primeira Região Metropolitana fora da macrometrópole paulista – Tribuna Ribeirão

Tribuna Ribeirão

Menu

Primeira Região Metropolitana fora da macrometrópole paulista

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é a primeira do estado de São Paulo fora da ma­crometrópole paulista. O pro­jeto de lei complementar que instituiu a região metropolita­na foi aprovado pela Assem­bléia Legislativa de São Paulo em 15 de junho de 2016 sendo oficialmente sancionado pelo governador Geraldo Alckmin em 6 de julho do mesmo ano.

Possui aproximadamente 1,6 milhão de habitantes, represen­tando 3,7% do Estado e 0,81% do País, segundo dados do Ins­tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

O PIB da Região Metropoli­tana de Ribeirão Preto também é expressivo no cenário nacional, registrando R$ 48,38 bilhões, segundo dados levantados em 2013. Esses números represen­tam 3% do PIB estadual e 1% do nacional. Entre os setores produ­tivos destaques da região estão:

 

AGRONEGÓCIO
Economia ligada ao agronegócio
sobretudo na indústria sucroalcooleira de importância regional e nacional.

EVENTOS INTERNACIONAIS
Agrishow (Ribeirão Preto) e Fenasucro & Agrocana (Sertãozinho).

DIVERSIDADE DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS
Polo industrial de equipamentos médicos e odontológicos. Significativo parque industrial de metalurgia pesada de apoio à indústria sucroalcooleira.

TECNOLOGIA
Parque Tecnológico de Inovação e Tecnológica – SUPERA, Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde e APL de Software.

ATIVIDADES TURÍSTICAS
Estâncias turísticas de Nuporanga, Batatais e Santa Rita do Passa Quatro, além do poten­cial para o turismo sustentável: agronegócio, turismo rural, histórico cultural, de educação e religioso, dentre outros.

Comentários

comentários

Categorias: Geral