27 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 17:48
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » RP imuniza mais de 8 mil crianças
Saúde

RP imuniza mais de 8 mil crianças

FL PITON/ CCS

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou os números par­ciais do “Dia D” de Mobilização Nacional da Campanha de Vaci­nação contra o Sarampo (com a vacina tríplice viral que protege contra a doença, Caxumba e Rubéola – SCR) e Poliomielite. A imunização foi realizada em 35 unidades da cidade, no úl­timo sábado, 4 de agosto, para crianças de um ano a menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias).

Segundo o levantamento di­vulgado nesta segunda-feira, 6 de agosto, foram vacinadas 4.207 crianças contra poliomielite, 812 crianças com um ano de idade, 1.184 com dois anos, 1.270 com três anos e 941 com até quatro anos de idade, totalizando 8.414 doses. Já com a tríplice viral fo­ram imunizadas 4.149 crianças na faixa etária prevista na cam­panha, sendo 771 com um ano de idade, 1.182 com dois anos, 1.260 com três anos e 936 com quatro anos, um total de 8.298 – a grande maioria tomou as duas vacinas.

A meta da Secretaria Muni­cipal da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, composto por 30.108 crianças. O segundo “Dia “D” da campanha acontece no sábado, dia 18. A campanha vai até 31 de agosto. “Pedimos aos pais e responsáveis que re­servem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernan­da de Oliveira.

Ribeirão Preto possui atu­almente 35 salas de vacinas que permanecem abertas de segunda a sexta-feira, com ho­rários variados de atendimen­to, de acordo com o funciona­mento de cada unidade. Veja toda a relação no site oficial da prefeitura (www.ribeiraopre­to.sp.gov.br). Segundo Sandro Scarpelini, a intensificação da campanha em Ribeirão Preto tem como objetivo a preven­ção e o aumento da cobertura vacinal da doença em função do registro de um caso não autóctone (importado) no mês de abril, depois de dez anos sem nenhuma ocorrência.

Ele já adiantou que o vírus da doença não circula no municí­pio e não há motivo para alarde. A confirmação o caso ocorreu no dia 10 de abril e revelou que uma profissional da área médica de Dracena (SP) contraiu saram­po no Líbano (foi identificado o genótipo D8, semelhante ao cir­culante no Oriente Médio), em abril, quando prestava serviços humanitários.

A ocorrência foi registrada em Ribeirão Preto porque, ao voltar do Oriente Médio, ela desembarcou na cidade para vi­sitar a mãe que estava internada em hospital do município. Por ser profissional da área da saúde ela identificou que estava com os sintomas da doença e ini­ciou o tratamento. Segundo le­vantamento da pasta, de 11.079 pessoas já atendidas nos postos de vacinação da cidade, 1.549 pessoas estavam com vacinação contra o sarampo em atraso e foram atualizadas, o que repre­senta 14%. As demais, 9.530 pessoas, ou 86%, estavam com a vacina em dia.

Mais notícias