22 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 11:13
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » RP pode receber ‘filial’ do Butantan
Política

RP pode receber ‘filial’ do Butantan

Os vereadores da Comissão Especial de Estudos (CEE) que analisa a implantação de uma divisão do Instituto Butantan em Ribeirão Preto se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, com gestores da Fundação Hemocentro no campus da Universidade de São Paulo (USP), para concretizar o projeto de um prédio anexo dentro da unidade de saúde.

Luciano Mega (PDT), Eli­zeu Rocha (PP) e Jean Corauci (PDT) conheceram o local onde se pretende instalar esse “braço” do Butantan na cidade. A co­missão conta ainda com Gláucia Berenice (PSDB) e André Trin­dade (DEM), representados na reunião. Durante o encontro, o representante da presidência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Ricardo Haddad, ressal­tou os 25 anos de história da fundação e as áreas de abran­gência no estado de São Paulo, que atinge, entre outras regiões, o Vale do Paraíba e o litoral.

Lembrou que o trabalho vai muito além da doação de sangue, incentivando o ensino, pesquisa e desenvolvimento da ciência, além dos trabalhos de excelência com o Centro de Te­rapia Celular e nas transfusões. Os vereadores enfatizaram que para o vínculo entre Hemo­centro e Instituto Butantan se tornar realidade será preciso estratégia rápida e menos bu­rocracia, uma vez que a área para instalação já existe, bem como recursos humanos para o desenvolvimento do trabalho.

Lembraram também que a parceria, além de trazer ciência e fomentar novos produtos que serão destinados a todo o país, contribuirá para a economia da cidade na geração de novos empregos. A comissão preten­de agora apresentar o projeto ao secretário estadual da Saúde, para diretrizes, e posteriormen­te reivindicar autorização do governador Geraldo Alckmin.

A instalação de uma unidade do Butantan em Ribeirão Pre­to começou a ser discutida no final de outubro, quando o ex­-reitor da USP, Marco Antônio Zago, recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano na Câmara. O diretor da fundação, Dimas Ta­deu Covas, também prestigiou o evento. Ambos já comandaram o Hemocentro de Ribeirão Pre­to. Lembrando que o Butantan trabalha com a produção de so­ros e vacinas.

Mais notícias