Brasil | São Paulo | Ribeirão Preto,


 

RP por Tony Miyasaka – Tribuna Ribeirão

Tribuna Ribeirão

Menu

RP por Tony Miyasaka

Ribeirão Preto perdeu, em 30 de maio de 2004, aos 72 anos, um dos mais respeita­dos profissionais da fotografia do Brasil, Miyuky Miyasaka, o Tony Miyasaka, que para nossa sorte escolheu Ribeirão Preto como morada. Foram mais de cinco décadas dedica­das a cliques e focos. Antes de desembarcar com os pais em solo ribeirão-pretano, porém, foi morar em Pradópolis, aos dois anos.

Uma picada de cobra trou­xe a criança para Ribeirão Pre­to. O incidente deixou o pai de Tony preocupado e a família Miyasaka decidiu morar na “cidade”. Além de fotógrafo, ele trabalhou na TV Tupi e con­quistou uma cadeira na Acade­mia de Letras e Artes de Ribei­rão Preto (Alarp). Pelas mãos de Tony Miyasaka passaram alguns dos principais fotógra­fos da cidade – ele é apontado como mestre de cinco a seis mil amadores e profissionais.

Tony Miyasaka começou a fotografar em 1949. Em 1957 conheceu Tereza Keiko Mu­rakawa, com quem se casou em 1959. O casal teve cinco filhos e vários netos. Ele era apaixo­nado por aviação e sua prefe­rência eram as imagens aéreas – voava de teco-teco para regis­trar o crescimento de Ribeirão Preto. Pedia para que as portas do pequeno avião fossem reti­radas – pilotos ficavam medo de ele cair e seguravam sua cal­ça. Tudo por uma boa foto.

 

Comentários

comentários

Categorias: Cultura