27 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 19:11
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Saresp será em 8 e 9 de novembro
EducaçãoGeral

Saresp será em 8 e 9 de novembro

A Secretaria de Estado da Educação aplicará, nos dias 8 e 9 de novembro, as provas do Sistema de Avaliação de Rendi­mento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2017). Neste ano, participam cerca de 33,9 mil alu­nos da região de Ribeirão Preto matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensi­no Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os exames são realizados em todas as cinco mil unidades da rede – são 167 na macrorregião – e medem o do­mínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portugue­sa e Matemática.

O Saresp é a principal fer­ramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os da­dos extraídos subsidiam o pla­nejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servi­dores. A última edição, em 2016, revelou que a rede estadual con­tinua avançando.

No Ensino Médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, con­tra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos anos iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior). Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matri­culados. Os itens são elaborados com base no documento “Matri­zes de Referência para a Avalia­ção”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha).

Os exames são sempre acom­panhados pelo professor aplica­dor, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsa­bilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Matrícula – As 167 escolas estaduais da região de Ribeirão Preto estão recebendo inscri­ções de novos alunos para 2018. Crianças, jovens e adultos que estão fora da rede pública devem fazer o pré-cadastro presencial até 31 de outubro. Há vagas em todas as regiões para classes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série) do regular, integral e En­sino de Jovens e Adultos (EJA). Para menores de 18 anos, a matrícula é realizada por pais ou responsáveis. Os interessados precisam informar nome com­pleto do estudante, data de nas­cimento, endereço residencial e telefone para contato.

A Secretaria da Educação também recomenda a apre­sentação dos documentos de certidão de nascimento e com­provante de residência. A con­firmação será divulgada em dezembro na mesma unidade onde foi feito o cadastramento. Atualmente, estudam na rede estadual paulista cerca de 3,7 milhões de alunos. Para eles a inscrição para o próximo ano é automática. A lista de endereços das mais de cinco mil escolas da Secretaria do Estado de São Paulo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Mais notícias