18 de abril de 2024 | 22:01
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Corrida de rua – Uma semana para a Meia Maratona
Esportes

Corrida de rua – Uma semana para a Meia Maratona

O percurso da Meia Mara­tona Tribuna Ribeirão sofreu alterações na sua oitava edi­ção. Largada e chegada conti­nuam no estacionamento do RibeirãoShopping e o percur­so passará pelo Jardim Cana­dá, Jardim Botânico e bairro Olhos D´Água. Em relação ao ano passado, houve a inclusão de um trecho na avenida Pre­sidente Vargas e a retirada do percurso na City Ribeirão.

“Nosso maior objetivo é oferecer um percurso seguro ao corredor, sem ruas compar­tilhadas com carros. Entende­mos que a entrada na City Ribei­rão poderia provocar problemas nesse sentido. Outro ponto foi a retirada de passar por duas ve­zes nos Olhos D´Agua, na ida e na volta. Agora é uma volta maior no bairro, mas uma vez apenas”, explica Fabiano Ribei­ro, um dos organizadores da Meia Maratona.

Além da Empresa de Trân­sito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), a Polícia Militar, Polícia Mili­tar Rodoviária, Guarda Civil Municipal, concessionária Entrevias e cerca de 200 staffs espalhados no percurso vão trabalhar no dia da prova, que deve reunir cerca de três mil “atletas” no próximo domingo, 26 de agosto, a partir das sete horas. Serão disputadas provas de 21 quilômetros, dez e cinco mil metros.

No ano passado, na sétima edição, mais de 2.500 corre­dores participaram da Meia Maratona Tribuna Ribeirão. Samur Inácio e Tatiana Ro­drigues, assim como em 2016, venceram a prova dos 21 qui­lômetros. Participaram atletas de 84 cidades brasileiras e até de Londres (Inglaterra). Além de São Paulo, a prova contou com participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e do Distrito Federal.

Foram quase 1.500 corredo­res inscritos oficialmente, mas os organizadores estimam que ou­tros mil participaram como “pi­pocas”, principalmente na prova dos cinco mil metros. Samur Inácio, de Ribeirão Preto, foi bi­campeão com 1h10. Lucas Fer­reira Cardoso ficou em segun­do, seguido por Luís Fernando Medeiros, Daniel Duarte Na­ves e Rodrigo Lemes Pereira.

No feminino, Tatiana Ro­drigues venceu com 1h34. Ela levou quatro das sete edi­ções da prova. Em segundo ficou Lívia Martins da Palma Colmanetti, sendo seguida por Fernanda Helena Salami, Valéria Rodrigues Zamperli­ni Alonso e Lucilene Batista Xavier. Os corredores com­provaram que o percurso foi desafiador, mas elogiaram os pontos de hidratação e a atenção dos staffs.

A Meia Maratona integra o calendário de eventos em co­memoração ao aniversário da Associação Comercial e Indus­trial de Ribeirão Preto (Acirp) e também tem o apoio da pre­feitura e do Ribeirão Conven­tion Bureau. A prova faz parte dos calendários municipal e estadual de eventos esportivos e faz uma homenagem ao Dia dos Bombeiros. RibeirãoSho­pping e Caixa Econômica Fe­deral são os patrocinadores Masters. Os patrocinadores Premium são Ambient, Rodo­naves, Sincovarp e NET.

Novo lote especial de inscrição foi aberto
As inscrições pelos sites foram encerradas no dia 12 de agosto, mas atendendo a pedidos de corredores que não conseguiram se inscrever, a direção da Meia Maratona abriu um lote espe­cial.Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: meiamaratonatribunaribeirao.com.br, no entanto, a inscrição está condicionada às ultimas vagas.

Todos os corredores inscritos receberão numeral de peito e chip de cronometragem eletrônica descartável para a aferição do tempo. Os inscritos ganharão ainda uma camiseta em tecido especial, próprio para corrida, uma medalha alusiva à 8ª Meia Maratona e medalha finisher, além de poderem usufruir da estrutura pós prova, com isotônico Powerade, fruta e água.

Bola de Neve marca presença na corrida
Mais de setenta integrantes da igreja Bola de Neve estarão envolvidos voluntariamente na arena de largada e chegada. Eles que receberão os corredores após a conclusão de cada desafio pessoal, seja 5km, 10km ou a meia maratona – 21 quilômetros. Ano passado, esse pessoal fez a diferença com incentivo aos corredores do início ao final da prova. Os integran­tes afirmam que vão para o evento com o objetivo de auxiliar no que for possível os corredo­res, seja com palmas, palavras amigas ou incentivos.

Integrantes da igreja Bola de Neve fizeram a diferença em 2017

Mais notícias