30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 15:42
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Zona oeste fica dois dias sem água
DestaqueGeral

Zona oeste fica dois dias sem água

A temperatura chegou a 38ºC em Ribeirão Preto na quinta (12) e nessa sexta-feira, 13 de outubro, e a população da zona oeste da cidade sofreu com problemas no abastecimento de água. Vários bairros foram afe­tados, como Dom Miele, Pla­nalto Verde, Eugênio Lopes, Paulo Gomes Romeo, Jardim Paiva, Parque das Andorinhas, Jardim Alexandre Balbo e Jo­vino Campos. Moradores dos jardins Recreio, Itaú e Itaú-Mi­rim também reclamaram.

No entanto, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) diz que concluiu, no início da tarde desta sexta­-feira, o conserto de uma adu­tora de 200 milímetros que faz a interligação entre o poço do Par­que das Oliveiras e o reservató­rio do Dom Miele. Pela manhã, os funcionários haviam concluí­do a troca da bomba do poço do Dom Miele, que tinha queima­do na noite de quarta-feira (11).

Segundo o Daerp, com a conclusão destes dois trabalhos, o sistema de abastecimento na zona oeste da cidade passou a operar integralmente e o abas­tecimento deverá ser totalmente normalizado neste sábado, dia 14. A queima da bomba no poço do Dom Miele ocorreu por conta de pico de energia elétrica. Desde a manhã da quinta-feira, dia 12, os funcionários trabalharam na troca do equipamento que estava pre­visto para estar concluído no final da noite, mas um problema em um dos cabos de energia atrasou a conclusão dos trabalhos.

Por conta disso, os funcioná­rios trabalharam durante toda a madrugada de sexta-feira e início da manhã para religar o poço, o que ocorreu por volta das 8h30. Já os trabalhos de conserto da adutora de 200 mm, que liga o poço do Parque das Oliveiras ao reservatório do Dom Miele, foram finalizados na manhã des­ta sexta-feira. Os dois problemas causaram desabastecimento nos bairros Dom Miele, Parque das Andorinhas, Planalto Verde, Eu­gênio Lopes, Parque das Olivei­ras, Lacerda Chaves, Alexandre Balbo e em parte do Jardim Pai­va e Paulo Gomes Romeo.

O superintendente do Da­erp, Afonso Reis Duarte, esteve acompanhando pessoalmente os trabalhos de conserto da adutora no Parque das Andorinhas. “Fo­ram dois fatos imprevistos que acabaram prejudicando uma grande parte da população da zona oeste, mas os funcionários do Daerp trabalharam durante a quinta e sexta-feira, inclusive de madrugada, para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível”, explica.

Ontem à tarde, a água já esta­va chegando em grande parte da região e o abastecimento deverá estar totalmente normalizado neste sábado. No Jardim Recreio, um trabalho de manutenção na rede elétrica, realizada pela CPFL Paulista, também afetou a estação elevatória na Rua Gua­tambu. Os trabalhos termina­ram por volta das 17h.

O desabastecimento ocor­re em meio ao prazo de 20 dias concedido pela Justiça para que o Daerp regularize todos os ca­sos de falta d’água no município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Laudos do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) apon­tam problemas de captação e re­servação de água em Ribeirão, já que o volume captado do Aquí­fero Guarani é seis vezes maior do que o necessário.

O Daerp registra problemas de abastecimento em quase to­dos os 38 setores – em setembro, cinco estavam em situação críti­ca: Jardim Paulista, Paulistano, Parque Bandeirantes e Castelo Branco, Jardim Paiva e Paulo Gomes Romeo, Jardim Améri­ca, Alto da Boa Vista e Sumaré, Campos Elíseos e Ipiranga.

De acordo com a autarquia, Ribeirão Preto possui atualmen­te 192.024 ligações de água. Em setembro, o número de recla­mações sobre abastecimento chegou a 930 (média diária de 31 ocorrências), contra 1.100 no mesmo mês do ano passado (36 por dia), queda de 15,45% e 170 a menos.

Mais notícias