19 de abril de 2024 | 0:29
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Zoológico vai abrir no final de semana
Política

Zoológico vai abrir no final de semana

O Bosque e Zoológico Muni­cipal Doutor Fábio de Sá Barreto estará aberto normalmente neste final de semana – sábado (4) e do­mingo, 5 de novembro. A prefeitu­ra de Ribeirão Preto não foi noti­ficada sobre a decisão judicial que interditou o Morro do São Bento e proíbe o acesso do público e a vá­rios espaços culturais, de esportes e lazer por causa do risco de incê­nio na área de proteção ambiental e da falta dos Autos de Vistoria do Corpo dos Bombeiros (AVCBs).

Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), como o Setor de Protocolo Geral, onde deve chegar a notificação ju­dicial, não funcionou nesta sexta­-feira, dia 3 (ponto facultativo), o zoológico abrirá normalmentea. O Parque do Morro São Bento foi interditado com base em sen­tença emitida pela juíza Roberta Steindorff Malheiros Melluso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, que concedeu liminar ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Am­biente (Gaema) e à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo.

Serão proibidas visitas da po­pulação ao Bosque e Zoológico Fábio Barreto, ao Santuário de Sete Capelas, ao Teatro de Arena Jaime Zeiger, ao Complexo Espor­tivo Elba de Pádua Lima – Tim (Cava do Bosque) e às secretarias da Educação, Administração, Pla­nejamento e Gestão Pública e da Cultura. O Teatro Municipal tem o alvará dos bombeiros e não en­trou na lista. Apenas os funcioná­rios podem acessar os locais, mas o Sindicato dos Servidores Mu­nicipais de Ribeirão Preto (SSM/RP) entrou com uma ação nesta quarta-feira solicitando a extensão da decisão ao funcionalismo. Se a prefeitura não conseguir derrubar a liminar até a data da notificação, terá de interditar equipamentos como o Ginásio Gavino Virdes, na Cava do Bosque.

O zoo do Bosque de Ribei­rão Preto tem 830 animais de 140 espécies. São 250.880 metros quadrados que compõem o com­plexo. Conta com aves, peixes, mamíferos e répteis, além do Jar­dim Japonês e do Mirante. Entre suas principais atrações destacam­-se antas, onças pintadas, maca­cos, ursos, serpentes, entre outras espécies. Fica na rua Liberdade s/nº, nos Campos Eliseos, e abre à visitação pública de quarta-feira a domingo, das nove às 17 horas.Mais informações nos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Mais notícias