O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Ostentação, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes contra o Banco Inter.
De acordo com o Ministério Público, o grupo é formado, principalmente, por membros de duas famílias de Monte Azul Paulista, no interior de São Paulo, com participação de pessoas de outras cidades da região. As investigações apontam que os criminosos realizaram 414 transações fraudulentas, subtraindo mais de R$ 25 milhões da instituição financeira. Parte das ações ilícitas envolveu a abertura de contas com uso de documentos falsos.
A operação cumpre 19 mandados de busca e 1 mandado de prisão nas cidades de Pitangueiras, Paraíso, Bebedouro, Barretos e Catanduva. Participam da ação 80 policiais militares, com apoio de 20 viaturas dos 9º e 11º BAEP, sediados em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, respectivamente.
Foram apreendidos celulares, dispositivos eletrônicos e documentos. Também houve determinação judicial para o bloqueio de valores, imóveis e veículos registrados em nome dos investigados, visando ao ressarcimento da vítima.
O nome da operação faz alusão ao padrão de vida ostentado pelos principais integrantes do grupo, que costumavam exibir veículos de luxo e bens de alto valor nas redes sociais.