As festas de final de ano unem os amigos, família, e sempre são acompanhadas de muita comida, as quais, por serem geralmente mais “pesadas” e carregadas de calorias, podem gerar certo desconforto para alguns.

Sendo assim, é importante conciliar os pratos tradicionais da ceia com ingr edientes “mais leves”, para garantir o equilíbrio e e vitar possíveis incômo­dos e má digestão.

Então, com esse pensamento em mente, que tal deixar o tradicional salpicão mais suave e nutritivo, trocando ingredientes mais gordurosos, calóricos, e, mesmo assim, preservando o sabor?

INGREDIENTES
– 1 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
– 1 xícara de chá de abacaxi picado
– 1 xícara de chá de peito de frango desfiado
– 1 xícara de chá de talo de salsão picado
– 6 colheres de sopa de iogurte natural
– 1 colher de sopa de molho de mostarda
– Sal a gosto
– Suco de 1 limão

MODO DE PREPARO
Aqueça água em uma panela, coloque a ameixa e deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo, espere amor­nar e pique a ameixa. Misture-a com o abacaxi, o frango desfiado, o salsão e o iogurte natural. Mexa até a mistu­ra ficar homogênea. Por cima, derrame um molho feito com o suco de limão e a mostarda, temperado com sal. Deixe na geladeira por meia hora antes de servir.

Dica: se quiser, adicione nozes picadas. Além de dar um gostinho a mais, ela é benéfica para o organismo, fonte de gorduras boas, fibra e minerais.

Lays Gavioli do Valle
Nutricionista – CRN3- 52429/P
Instagram: @lays.nutri
Facebook: facebook.com/lays.nutri