30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 16:36
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » 190 MIL VAGAS DE EMPREGO NO TURISMO AINDA ESTE ANO
SindTur Notícias

190 MIL VAGAS DE EMPREGO NO TURISMO AINDA ESTE ANO

Aguinaldo Rodrigues da Silva – Presidente do Sindtur

Estes dados também apontam a abertura de mais de 79 mil novas empresas no segmento desde março de 2020, foi o que apontou o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentado no Fórum Panrotas 2022.

Após a eliminação de mais de 500 mil empregos em atividades turísticas, nos seis primeiros meses da pandemia, o setor vem apresentando sinais de recuperação. O diretor do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, falou sobre os resultados do segmento e as expectativas para este ano.

De acordo com a pesquisa da CNC, o setor de turismo já conseguiu recriar, a partir de maio de 2021, 290 mil vagas, destacando-se bares e restaurantes (+220,5 mil) e serviços de hospedagem (+61,2 mil). A expectativa da entidade é que, com a manutenção do ritmo de atividades e duas altas temporadas, o setor gere até o fim deste ano 193,6 mil vagas, encerrando 2022 com a abertura líquida de 258,1 mil postos de trabalho formal.

Ainda segundo a análise, essa retomada das oportunidades de emprego também é reflexo da abertura de novas empresas do segmento. Foram 79,8 mil novos estabelecimentos empregadores a partir do último trimestre de 2020, um avanço relativo de 12,3% na quantidade de unidades ativas, segundo dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Atualmente, o turismo conta com 606.564 unidades empresariais ativas.

O economista da CNC responsável pelo levantamento, Fabio Bentes, pondera que, ainda que o fluxo de viajantes não tenha se normalizado – entre janeiro e abril de 2019, por exemplo, 2,24 milhões de turistas estrangeiros cruzaram as fronteiras do País –, o cenário de arrefecimento da pandemia tem viabilizado o avanço consistente da chegada de visitantes estrangeiros.

Inflação do turismo acumula alta de 41% em um ano e eleva custos das viagens nas férias de julho

Os consumidores estão se deparando com preços mais elevados na hora de escolher viagens ou atividades de lazer para aproveitar as férias de julho. Um levantamento da FecomercioSP, com base nos dados do IPCA, do IBGE, demonstrou que os serviços ligados ao turismo estão 41,39% mais caros do que há um ano – quando comparada a inflação para o setor no mês de junho. A passagem aérea é a que mais contribui para essa carestia, com alta de 122,40% em 12 meses.

Embora o momento seja de alta temporada, em função do próprio recesso – que tradicionalmente contribui para o aumento do valor dos bilhetes –, há outros fatores influenciando os números. Dentre eles, a escalada do querosene de aviação e do dólar, além da limitação do aumento da oferta de assentos e da dificuldade de recomposição de mão de obra.

Edifícios verdes entram no foco dos investidores

Mudanças climáticas e aquecimento global têm levado os investidores do mercado imobiliário a ter mais critérios na escolha dos ativos para compor suas carteiras.

À medida em que os compromissos corporativos com metas de carbono zero ganham impulso, aumenta o foco na eficiência energética dos edifícios. Grandes empresas imobiliárias, incorporadoras e investidores estão cada vez mais alinhando projetos com padrões de construção de eficiência energética. A International Finance Corporation, do Banco Mundial, prevê que os edifícios verdes serão uma das maiores oportunidades de investimento global ainda nesta década.

Pesquisa do Sebrae aponta que profissionais de beleza não conhecem Lei Salão Parceiro

A Lei 13.352/16, conhecida como Lei Salão Parceiro, trata sobre o contrato de parceria entre os profissionais que exercem as atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador, bem como pessoas jurídicas registradas como salão de beleza.

Em relação ao nível de conhecimento da Lei Salão Parceiro, 38% já ouviu falar, mas não conhece os detalhes, enquanto 33% conhece bem e 29% não conhece a lei, alertando para a grande quantidade de pessoas no setor que não estão inteiradas sobre o assunto.

A vigência da lei regulamenta as parcerias que já eram realizadas entre donos de salões e profissionais de beleza, trazendo mais segurança e redução de danos aos parceiros, sendo uma grande conquista para o exercício regular das atividades da beleza.

Dos pequenos negócios que alugam o local de operação, 63% sofreram com reajuste no último ano

Metade dos donos de pequenos negócios aluga o espaço onde suas empresas funcionam e – de acordo com pesquisa feita pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas – pouco mais de 60% tiveram o valor de seus aluguéis reajustados nos últimos 12 meses. Os dados revelados pela 14ª edição do estudo “Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios” confirmam a tendência de alta dos custos de manutenção e produção que as micro e pequenas empresas têm enfrentado, cenário já detectado em outras pesquisas.

Segundo o levantamento, entre os Microempreendedores Individuais (MEI), a proporção que opera em espaços alugados é bem inferior (40%), confirmando que o MEI atua, principalmente, na sua própria casa.

Mais notícias