JULIANA HILA

A Cia. Apocalíptica recebe, até domingo, 19 de setembro, as inscrições para a terceira edição do Festival de Artes do Fim do Mundo (FestFIM), que é um festival de artes in­tegradas 100% online onde as vagas serão abertas para artis­tas e grupos de todo o estado de São Paulo em qualquer ca­tegoria artística.

Realizado por meio de re­cursos do Programa de Ação Cultural – Lei Aldir Blanc (ProAc LAB Nº 60/2020), o FestFIM é um festival inter­nacional, não-competitivo, que trará para o público mais de 100 horas de programação contendo apresentações vir­tuais gratuitas, além de ofi­cinas e workshops, entre os dias 7 a 14 de novembro.

“A ideia de fomentar a produção artística brasileira, em tempo de pandemia, deu tão certo que já na primeira edição, em agosto de 2020, o FestFIM foi considerado o maior festival online de ar­tes integradas do estado de São Paulo”, ressalta Lawrence Garcia, idealizador do pro­jeto e um dos fundadores da Cia. Apocalíptica de São José do Rio Preto.

“Na última edição, o Fes­tFIM bateu recorde de inscri­tos, contando com 676 parti­cipantes de 83 cidades, além de ter sido a primeira edição internacional. Para esta edi­ção nossas expectativas estão ainda maiores”, emenda. Vale destacar que o FestFIM tem também um importante pa­pel como uma plataforma de valorização dos artistas.

“O festival propicia uma pequena, mas importante distribuição de renda, nesse difícil momento de demanda reprimida, em que a pande­mia interfere diretamente no sustento dos trabalhadores do setor de eventos, promoven­do assim um fortalecimento na classe artística do interior, disseminando nossa arte e possibilitando que pessoas de todos os lugares assistam o que produzimos ontem, hoje e amanhã”, afirma Fernanda Missiaggia, diretora de pro­dução do FestFIM.

Maratona cultural
Nesta terceira edição se­rão selecionados, no mínimo, 20 projetos para fazer parte da programação. Na catego­ria Estreia, serão seleciona­das obras inéditas de grupos e artistas solo sobre a temáti­ca “Arte no Fim do Mundo”. Também serão escolhidos espetáculos pré-gravados, curtas, além de projetos que se apresentarão ao vivo, por meio de lives. O público terá oportunidade, também, de conferir reprises dos seis es­petáculos mais vistos na his­tória do FestFIM.

Para se ter um panorama da produção mundial da arte digital, haverá apresentações de companhias internacio­nais convidadas pelo festival. “Na edição anterior contamos com a participação de Ango­la, Moçambique, Portugal, Áustria, China, Argentina e Bolívia. Toda essa integração promove um entendimento maior sobre a situação que todos estamos passando em diferentes partes do globo”, diz Lawrence.

A programação não para por aí. O FestFIM terá 30 ho­ras de atividades distribuídas entre workshops, oficinas, minicursos, debates, leitu­ras dramáticas, bate-papos em reuniões on-line e lives, posteriormente disponibi­lizados nas plataformas do festival. Para a transmissão dessas obras, a Cia. Apoca­líptica utilizará sua própria plataforma digital dentro de seu site, além de suas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram) a fim de atingir o maior público possível.

Como se inscrever?
As inscrições para o 3º FestFIM serão realizadas ex­clusivamente pelo site www. ciaapocaliptica.com/fes­tfim3, de 12 a 19 de setembro. Podem participar artistas e grupos de desenvolvam suas atividades dentro do estado de São Paulo e que tenham ou não experiência na dispo­nibilização de suas obras para o formato digital.

Cada artista ou grupo poderá inscrever uma ati­vidade por categoria e des­sas somente uma poderá ser selecionada. No momento da inscrição, os artistas ou grupos também indicarão o valor da remuneração para a sua participação, dentro dos parâmetros descritos no re­gulamento do festival.

A seleção será feita por uma comissão composta por integrantes da Cia. Apocalíp­tica. Os selecionados para as estreias serão anunciados no dia 26 de setembro e os das demais modalidades no dia 10 de outubro em lives no instagram da Cia. Apocalíp­tica (@cia.apocaliptica). As informações e o regulamento do 3º FestFIM estarão dispo­níveis no link www.ciaapoca­liptica.com/festfim3, a partir do dia 12 de setembro.