27 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 19:19
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » ‘40tena Cultural’ – Projeto debate o mercado editorial
Cultura

‘40tena Cultural’ – Projeto debate o mercado editorial

A programação da última semana de janeiro da “40tena Cultural” – projeto criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – traz um encontro com Adriano Fro­mer, CEO da Editora Aleph, para uma abordagem sobre o mercado editorial e a história de sucesso da empresa, conhe­cida como uma das maiores do país no setor.

Adriano Fromer
O bate-papo “Uma velha utopia: Editora Aleph”, com Adriano Fromer, acontece nesta quarta-feira, 27 de ja­neiro, às 20 horas. Mediado por Daniel Lameira, a ativi­dade irá abordar a história da Editora Aleph, o atual mo­mento das editoras e ainda uma retrospectiva de como foi a década de 90.

“Somos uma empresa de livros sobre ficção científica. Sempre imaginávamos essa utopia. Mas hoje está mais para distopia do que utopia”, brinca Adriano Fromer fazen­do referência ao autor de ficção científica, William Gibson: “O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído”. Segundo ele, o autor quis dizer que hoje estamos vivendo a ficção científica de 30, 40 ou 50 anos atrás.

Daniel Lameira
Adriano Fromer destaca que foi preciso cerca de 18 anos para as pessoas compreende­rem o momento das editoras. Para ele, o momento da pan­demia foi um dos principais picos de venda das obras de ficção, com livros “antigos” sendo distribuídos após muito tempo de lançamento.

Sobre o futuro, ele revela que a tecnologia não deve ter influenciado o aumento de vendas.b“Não garanto 100% que as novas tecnologias ele­varam as vendas das obras pre­sentes no catálogo. Mas sim a leitura e o acesso dela cresceu”, destaca Adriano. O encon­tro acontece no no Instagram da Fundação (@fundacaoli­vrorp), YouTube (FeiraDo­LivroRibeirao) e plataforma (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).
Clube do Livro
Na edição de sábado (23), o Tribuna publicou que o Clube do Livro, projeto da Fundação do Livro e Leitu­ra de Ribeirão Preto, estava abrindo o calendário de 2021 naquele dia, mas será neste sábado, 30 de janeiro, das 16 às 18 horas. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pe­drão, os encontros deste ano vão continuar acontecendo mensalmente e a lista das obras escolhidas é diversa em temas e autores. O primeiro encontro ainda será online.

O debate será pela plata­forma Zoom com transmis­são para o YouTube e site oficial da instituição www. fundacaodolivroeleiturarp. com. A obra escolhida para o retorno das atividades do grupo é “A Elegância do Ou­riço”, da romancista e filósofa Muriel Barbery. A participa­ção é gratuita e qualquer inte­ressado em literatura ou nas obras pode participar.

Os livros selecionados para 2021 trazem escritores de dife­rentes regiões do globo: Muriel Barbery (francesa), Dino Buz­zati (italiano), Olga Tokarczuk (polonesa), Romain Gary (francês), Itamar Vieira Junior (brasileiro), Elena Ferrante (italiana), Daniel Keyes (esta­dunidense) e Lygia Fagundes Telles (brasileira).

Também estão na lista de 2021 Albert Camus (franco­-argelino), Toni Morrison (es­tadunidense), Mario Benedetti (uruguaio) e Italo Calvino (ita­liano). A mediadora dos en­contros explica que, tal como as nacionalidades, as temáti­cas de cada livro são distintas: “Às vezes alguma acaba se re­petindo, porque na literatura há alguns temas que são mais recorrentes. Mas no geral são universos diferentes”, diz.

Mais notícias