‘40tena Cultural’ – Projeto traz novas lives nesta semana

0
24

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto anun­cia que a “40tena Cultural” prossegue neste mês de julho, após três meses consecutivos. Com a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa neste período de isolamento e distanciamento sociais, decre­tados em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o projeto conta com uma exten­sa agenda semanal.

São atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados, até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, além dos programas permanentes como o Núcleo de Contado­res de Histórias e Clube do Livro, entre outras ações.

As atividades começam nesta quarta-feira, 1º de ju­lho, às 19 horas, com uma live no instagram da fundação (@ fundacaolivrorp) com a par­ticipação do diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e o gerente adjunto do Sesc Ribeirão Preto, Lucas Molina. O tema do bate-papo é “O lugar da cultura na so­ciedade atual”.

Na sexta-feira (3), tam­bém pelo instagram, a escri­tora e professora Mary Del Priore fala sobre a “História das Mulheres”. A autora já es­creveu clássicos como “His­tória das Mulheres no Brasil”, “Corpo a Corpo com a Mu­lher”, “Histórias e Conversas de Mulheres”, entre outros. A atividade começa às 19 horas e conta com a mediação de Lilian Rosa.

Já em clima de final de se­mana, para o sábado (4), a partir das dez horas, a progra­mação traz a Oficina Criativa de autoconhecimento com co­lagem com a artista visual Pris Lo, uma atividade para estimu­lar a criatividade e a integração entre as famílias ou até com quem está em casa sozinho. Esta oficina multifacetada é voltada para todas as idades e será transmitida pela platafor­ma Zoom.

O objetivo é mostrar aos participantes as diversas téc­nicas e abordagens que podem despertar o potencial criativo de cada um. O link para aces­sar a oficina fica disponível na BIO do instagram da funda­ção e no site da instituição: https://fundacaodolivroelei­turarp.com. Para participar, a equipe de programação da fundação recomenda ter em mãos os materiais que serão necessários para as criações: tesoura, cola e todos os tipos de papéis, de jornal a embru­lhos de presentes.

O projeto “40tena Cultu­ral” já realizou mais de 35 ati­vidades e impactou quase 13 mil pessoas, através das redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Enquanto as atividades não podem acontecer, de forma presencial, o projeto tem leva­do arte, cultura, informação e entretenimento para o público da instituição.