26 C
Ribeirão Preto
29 de junho de 2022 | 18:59
Jornal Tribuna Ribeirão

A construção civil e seu dever com a saúde dos colaboradores

A construção civil, historicamente, é um dos pilares do emprego no Brasil. Durante a pandemia da Covid-19, essa importância se comprovou com o setor, considerado essencial, alavancando o aquecimento da economia e gerando milhares de oportunidades. Foi o único setor produtivo que não parou suas atividades um único dia.

Foto: Marcio Javaroni

Segundo a mais recente edição da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o segmento empregava cerca de 2 milhões de trabalhadores em suas mais de 125 mil empresas ativas — fora os empregos indiretos, que ultrapassam 1 milhão.

Com o objetivo de acolher e atender esse contingente no Estado de São Paulo, em 1964, um grupo de empresários do setor criou o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, o Seconci-SP, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão promover ações de assistência social, nela incluídas saúde, educação e outras atividades afins.

Além de oferecer saúde de qualidade aos trabalhadores e suas famílias, o Seconci-SP também colabora como parceiro do Estado, contribuindo para retirar das filas do Sistema Único de Saúde milhares de usuários, oferecendo maior agilidade e atendimento humanizado.

O Seconci-SP tem sede na capital e Unidades Ambulatoriais estrategicamente distribuídas por 12 cidades do interior e litoral paulista.

Em Ribeirão Preto, a Unidade Regional está presente desde 2010. Atualmente, ocupa um prédio amplo e completamente equipado, localizado na região central, no qual o Seconci-SP presta atendimento médico-ambulatorial e odontológico gratuito a milhares de trabalhadores da construção civil e familiares. Na Regional, também são oferecidos exames laboratoriais, mamografia, radiologia e ultrassonografia, entre outros.

A Unidade investe em medidas e serviços que facilitam o dia a dia dos trabalhadores, como a Unidade Móvel Odontológica, que atende nos canteiros, ganhando agilidade e eficiência, evitando que o trabalhador tenha que deixar a obra para ter acesso ao atendimento.

Também no ambiente das obras, são realizadas pela equipe multiprofissional do Seconci-SP palestras preventivas e educativas sobre saúde e qualidade de vida, campanhas sazonais de vacinação e de conscientização.

Para saber mais sobre o Seconci-SP, visite www.seconci-sp.org.br ou entre em contato com a Regional de Ribeirão Preto (Av. Independência, 284 | 16 3604-0304 | contato.[email protected]).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort