Neste sábado, 14 de setembro, às 20 horas, o Grupo Jovem Arte & Passo, de Belo Horizonte (MG), estará no Theatro Pedro II, em Ri­beirão Preto, para apresentar duas coreografias, “Maslow” e “Incôns­cio”, em um envolvente espetáculo de dança contemporânea. A com­panhia é reconhecida por projetar jovens bailarinos e coreógrafos no cenário nacional.

Doze bailarinos compõem o grupo que tem direção artís­tica de Liana Sáfadi e Eliatrice Gischewski . O espetáculo reúne duas coreografias, “Maslow” e “Incônscio”, dos coreógrafos Fred Veiga, Dalton Walisson e Jorge Ferreira. Em especial, a coreogra­fia “Maslow”, é uma homenagem ao psicólogo Abraham Maslow (1908-1970), e trata das necessi­dades humanas.

“Incônscio” tem como signi­ficado o que há de mais profundo na mente humana, um mergulho do inconsciente e tudo aquilo que nos foge ao controle. Os ingres­sos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) para todos os setores do teatro – plateia, frisa, balcão nobre e balcão simples. Estão à venda no guichê do espa­ço cultural e no site www.ingres­sorapido.com.br.

A meia-entrada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores, supervisores, diretores, coorde­nadores pedagógicos e titulares de quadro de apoio das escolas da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação, ido­sos acima de 60 anos com do­cumento comprobatório (cédula de identidade, RG) e portadores de deficiência com um acom­panhante. Crianças menores de dois anos não pagam.

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. A Fundação Pedro II também proí­be o consumo de comidas e bebi­das no local. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interdita­da por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Tele­fone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.

“Maslow”, de autoria de Fred Veiga, homenageia o pai da psicologia humanista, o norte americano, Abraham Maslow. Os movimentos partem de uma atmosfera de questionamentos e sensações provocadas pela socie­dade marcada por um contexto histórico-social e dentro dessa perspectiva cada bailarino bus­ca sua auto realização projetada numa pirâmide marcada pela hierarquia de valores sociais.

“Incônscio”, de autoria da du­pla de coreógrafos, Dalton Wa­lisson e Jorge Ferreira, trabalha o movimento do subconsciente, instiga a entender a parte mais profunda da nossa mente, da qual não temos controle. A pesquisa coreográfica de Incônscio resulta em movimentos provocados por um diálogo entre corpo e mente.

O grupo
O Grupo Jovem Arte & Passo foi formado em fevereiro de 2015 pelas bailarinas e coreógrafas Lia­na Sáfadi, Juliana Reis e Eliatrice Gischewski, com o intuito de in­centivar a formação artística de jovens bailarinos na área da dan­ça, nas técnicas de ballet clássico, dança contemporânea e jazz. O grupo conta atualmente com 13 bailarinos, com idades entre 17 e 27 anos, e vem se destacando em grandes festivais e concursos na­cionais e internacionais.

Tem muitas premiações, con­quistas de bolsas de estudos para outros países, bailarinos aprova­dos em companhias de renome (Cisne Negro Cia de Dança, Pro­jeto Mov_Ola, Cia.
Mário Nasci­mento, Lamondance – Canadá), além de atuarem como bailarinos convidados em trabalhos inde­pendentes de Cassi Abranches (ex-bailarina do Grupo Corpo) e em espetáculos de escolas de Belo Horizonte e Viçosa (Ballet Yara Araújo, Espaço Integrado de Artes, Escola Baillare, Cia. Ide).

Comentários