24 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 21:18
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Arquivo Pessoal
Início » “A gente está desesperado”, diz filha de paciente com Covid que busca por UTI em Ribeirão Preto
Geral

“A gente está desesperado”, diz filha de paciente com Covid que busca por UTI em Ribeirão Preto

Desde o último domingo, 3 de abril, Maria do Socorro Lima Sampaio, de 77 anos, está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Treze de Maio e em busca de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Ribeirão Preto.

De acordo com Alessandra Lima Sampaio, filha de Maria, a idosa apresentou sintomas do coronavírus no domingo e foi levada até a UPA. Ainda segundo a filha, na oportunidade, foi constatado que Maria apresentava saturação de oxigênio em 48% e, então, foi internada.

Na segunda-feira, 4 de abril, Alessandra contou que foi até a UPA em questão e foi informada de que a mãe seria transferida para o Hospital Santa Casa. Contudo, ao ligar para o hospital para ter informações sobre a mãe, Alessandra recebeu a notícia de que Maria não estava lá.

Ao Tribuna, a assessoria do Santa Casa confirmou que o nome de Maria não consta entre aqueles que estão no sistema de internados na UTI Covid da unidade. Além disso, comunicou que esta está com 90% de ocupação.

Alessandra disse que, atualmente, a mãe encontra-se na UPA, entubada e em busca de uma vaga para ser transferida até uma UTI. “Está difícil. Somos eu, minha mãe, minha filha e meu irmão. A gente está desesperado. Não temos notícia, não podemos ver ela”, comentou a filha da paciente.

Outro lado

Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde não informou o estado de saúde que se encontra Maria, assim como uma previsão de quando ela poderá ser transferida até uma UTI.

Contudo, disse “que, como tem sido largamente informado pela Prefeitura Municipal, estamos em uma situação de pré-colapso do sistema de saúde, na nossa região, no Estado de São Paulo e no Brasil.”

Além disso, completou dizendo que todos os pacientes moderados e graves atendidos nos dois polos Covid do município de Ribeirão Preto, estão recebendo todas as medidas necessárias para o tratamento adequado das fases iniciais da doença.

Mais notícias