A natureza de Natividade da Serra

0
58
ANIELLO DE VITA/EXPRESSÃO STUDIO

Quando a pandemia aca­bar e você estiver progra­mando uma viagem ao litoral norte de São Paulo, pense com carinho em conhecer uma cidadezinha bem pró­xima às famosas Ubatuba e Caraguatatuba. Não, não tem mar, mas Natividade da Serra é cheia de história e cercada por atrativos da natureza.

A Represa de Paraibuna é a principal atração turística do município, ela atrai um grande número de pescadores do Vale do Paraíba e de outras regiões do estado. A cidade oferece ca­choeiras pitorescas e uma na­tureza exuberante, entre elas: o Mirante, a Travessia de Ferry Boat, a Prainha, a Cachoeira do Rio Negro, a Cachoeira do Martins e a Cachoeira do Ale­mão.

Quando se trata de turis­mo ecológico, pode-se desta­car: o Parque Estadual da Serra do Mar; a Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Represa da Compa­nhia Energética de São Paulo (Cesp). Esses lugares propor­cionam aos moradores e turis­tas a prática de esportes como a pesca e os esportes náuticos. Quando se trata de turismo histórico-cultural, a visita à Fa­zenda Ponte Alta, sede colonial dos Barões do Café no século 19, feita em taipa-de-pilão e ti­jolos, é uma recomendação.

Natividade da Serra pas­sou por várias situações que marcaram sua fundação, a mais importante foi o repre­samento de rios da região, que possibilitou a construção de uma nova cidade. Na zona ru­ral, o represamento das águas alterou as terras férteis, e os produtores passaram a inves­tir na plantação de eucaliptos. Hoje o ar da cidade é um dos mais puros do estado.

NATIVIDADE – O represamento das águas alterou as terras férteis, e os produtores passaram a investir na plantação de eucaliptos. Hoje o ar da cidade é um dos mais puros do estado. antigos de muros de pedra.
PRAINHA – Encantador lugar para banhistas se refrescarem e apreciarem a bela vista da Represa de Paribuna.
TRILHA DOS TROPEIROS – É uma aventura fazer o mesmo caminho utilizado pelos tropeiros no século XIX entre o litoral e o planalto. Neste resgate histórico é possível encontrar vestígios
MIRANTE – Considerada uma das mais belas vistas da cidade, de lá é possível contemplar o lago formado com o represamento do Rio Paraibuna e Paraitinga, além da vista dos morros da Serra do Mar.
BALSA – A balsa faz a travessia dos cidadãos aos bairros rurais e passeios turísticos pela represa de Paraibuna. Durante os passeios, o turista terá acesso a atrativos como: cachoeiras, rios de águas límpidas, quedas d’água, trilhas e vilarejos que preservam as tradições e cultura da região com festas folclóricas, religiosas e comidas típicas.
Comentários