A educadora Susana Prado e sua mãe, Maria Cristina - Foto: Arquivo Pessoal

No Dia das Mães, mãe e filha falam sobre a experiência de compartilhar o dia a dia da educação na gestão escolar e de transmitir esse aprendizado aos alunos

Ter mãe ou pai docentes pode ser um diferencial na vida de crianças e jovens. Eles costumam acompanhar de perto e estimular atividades extracurriculares. No caso da educadora Susana Prado, o privilégio de ter a mãe docente inspirou a jovem a decidir o futuro de sua carreira. Hoje, à frente da administração do Colégio Itamarati, em Ribeirão Preto, associada à rede Inspira Rede de Educadores, Susana relembra, com carinho, quando assumiu a direção a convite da sua mãe, em 2016, dando continuidade a um legado que passa de mãe para filha.

Susana Prado e Maria Cristina – Foto: Arquivo Pessoal

Brinco que comecei minha carreira aos oito anos, quando acompanhava minha mãe, que era professora, no trabalho. Ajudava a educadora do maternal. Aos 14, comecei a dar aulas particulares de inglês e, aos 17, ganhei minha primeira turma. Sempre soube que estar na escola seria um processo orgânico para mim. Não sei se chega a ser sonho, mas é minha contribuição para construir uma sociedade melhor por meio da educação e isso, sim, é um sonho, comenta a diretora do Colégio Itamarati, Susana Prado, que além de pedagoga, é psicóloga e artista.

Minha mãe, que é professora, sempre foi uma inspiração de mulher. Independente, ativa, amorosa, inteligente, empreendedora. Seu legado é uma escola que acredita que as crianças e que o ser humano merecem ser felizes. Fundado em 1988 e referência quando o assunto é ensino de qualidade, o Ita é uma escola acolhedora, familiar, que valoriza o conteúdo na mesma medida que o sócio emocional. Uma escola que acredita em sua equipe, que escuta. Um legado de excelência em educação.

Atuar na organização interna, criar uma ponte entre administrativo e pedagógico e construir juntamente com os professores uma pedagogia pautada na pesquisa e na escuta foram alguns dos desafios encontrados por Susana nos últimos cinco anos, mas, para driblá-los, ela vem praticando uma educação acolhedora, com a percepção de que as necessidades das crianças de hoje são diferentes das do século passado. “A educação está em constante transformação. É fundamental valorizar a habilidade de aprender em qualquer circunstância, ter resiliência frente aos grandes desafios globais e construir uma educação inovadora. Esse processo só é possível a partir da escuta, da implementação de metodologias que valorizem o protagonismo do estudante e a criatividade, estimulando as crianças a serem ativas na gestão da própria aprendizagem” acredita Susana.

Para a mãe, Maria Cristina, fundadora do colégio, o presente já foi dado. “Ter a Susana comigo na escola é uma grata surpresa. Sempre quis ter alguém ao meu lado que pudesse continuar o meu trabalho e a Susana como educadora, gestora e psicóloga, agregou todas essas competências e valores. Foi um grande sonho e agora é real, comenta.

Sobre a Inspira Rede de Educadores

Com mais de três anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência.

Hoje, consolidada como uma das três maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 33 mil alunos, das 60 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam mais de duas décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão.

Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.