30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 16:42
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » A viola de Luiz Salgado em RP
Esportes

A viola de Luiz Salgado em RP

Luiz Salgado é um cantador do cerrado mineiro. Desenvolve um trabalho fincado na expres­são musical arraigada no Brasil profundo, na música que ema­na do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. Ele estará em Ribeirão Preto neste domingo, 15 de março, a partir das 16 horas, para um show gra­tuito dentro do projeto Tons da Viola, do Sesc.

O show será na Área de Convivência do Sesc, na rua Ti­biriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477. O espetáculo tem entrada franca e livre para o público de todas as idades. O Tons da Viola faz homenagem aos violeiros paulistas, mineiros e pantaneiros, à moda de viola e aos contadores de causos.

No seu ofício de cantador, Luiz Salgado faz de sua viola não só um instrumento musical de trabalho, mas também uma fer­ramenta de combate. Com seus acordes, ponteados e versos, canta o cerrado, o mato, a prosa, o causo, tornando sua música uma atitude diante da cultura e da vida, imprimindo uma ma­neira de ver o mundo e celebrar a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.

Ele tem cinco álbuns lança­dos: “Trem bão”, “Sina de can­tador”, “Navegantes”, “2 Mares” e o mais recente, “Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia”. São mais de 20 anos de carreira. Já participou de vários festivais no Brasil, rece­bendo várias premiações.

Participou de programas de TV como “Viver e Convi­ver” (junto com Lilian Fulô e Galba, na Rede Vida), “Viola, minha viola” (Cultura), “Bem Brasil” (Globo, com Pena Branca, Grupo Viola de Nóis e Inezita Barroso), “Viola Bra­sil” (TV Horizonte), “Bom dia campo” (Canal Rural), “Sr Bra­sil” (Rede Cultura), “Talentos” (TV Câmara) e “Zás” (TV As­sembléia de MG).

Integra o grupo Quatro Cantos junto com os violeiros Cláudio Lacerda, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira. Suas influên­cias so Pena Branca & Xavanti­nho, Dércio Marques, Pereira da Viola, Alceu Valença, Rolando Boldrin, Tião Carreiro & Pardi­nho e Zé Ramalho, entre outros.

Mais notícias