24 C
Ribeirão Preto
17 de agosto de 2022 | 10:04
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Geral

Acirp completará 118 anos no dia 8

Fundada em 8 de agosto de 1904, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) comemora nesta se­gunda-feira, 8 de agosto, 118 anos de luta em defesa dos in­teresses do empresariado local. A entidade tem sido um agen­te importante para o desen­volvimento de Ribeirão Preto, apoiando o setor produtivo e protagonizando durante mais de um século diversas lutas em favor de causas políticas, econô­micas e sociais.

Associados
Embora a data tenha chega­do em meio a mais uma crise, a entidade se orgulha de poder enfrentá-la ao lado dos empre­sários – são cerca de 5.600 asso­ciados. Atualmente, a entidade é presidida pelo empresário do ramo industrial Dorival Luiz Balbino de Souza.

Foi no período de pande­mia que a Acirp deu um salto rumo à digitalização, tendo for­talecido seu contato com o as­sociado por meio das redes so­ciais, e-mails, um novo website e, principalmente, WhatsApp, com entregas diárias de bole­tins, assessoria jurídica gratuita, diversos cursos e palestras on­line e abertura de sua estrutura também para não associados.

Lutas
Além disso, a Acirp atuou de forma incisiva na política fazendo jus à sua história de lutas. Foram inúmeros ofícios aos governos federal, estadual e municipal cobrando políticas públicas efetivas para continui­dade dos negócios durante a crise sanitária.

Imigrantes
Fundada por dez empresá­rios imigrantes, desde o início preocupou-se em ser a voz do empresariado ribeirão-preta­no, organizando a nova classe de empreendedores atraída ao Nordeste paulista pelas grandes fazendas de café da região.

Diretorias
A primeira diretoria da enti­dade foi formada pelos empre­sários de origem estrangeira Al­bano José de Carvalho, André Martins de Andrade, Antonio Garcia de Souza, Dib Khattar, Jerônimo Hipólito, João Bes­chizza, José Antunes Tavares Teixeira e Pedro Marzola, além dos dois filhos de imigrantes Antonio Diederichsen e José Osório de Siqueira – este, o pri­meiro presidente da entidade.

Antes de se transferir, em 1954, para o Palácio do Comér­cio e Indústria, no cruzamento das ruas Visconde de Inhaúma e São Sebastião, edifício que ocu­pa até hoje, a Acirp percorreu pelo menos outras quatro se­des: a primeira, na rua Amador Bueno; a segunda, na sobreloja da casa A Rainha da Moda, na esquina das ruas São Sebastião e Tibiriçá; a terceira, no antigo número 35 da rua Tibiriçá; e a quarta, na rua Duque de Caxias.

Ao se fixar em um dos prin­cipais cruzamentos do Centro de Ribeirão, consolidou ainda mais sua força e importância, ampliando a cada dia seu leque de serviços aos empresários, seja do comércio, da prestação de serviços, ou da indústria. Neste período, foi de suma im­portância a atuação do lendário presidente Amin Antônio Calil, que esteve à frente da entidade em duas duradouras oportuni­dades (1941-1958 e 1962-1968) e promoveu o crescimento, am­pliação, estruturação e moder­nização da Acirp.

Distritais
Hoje, além da sede, a entida­de organiza-se em seis distritais (Centro, Norte, Leste, Sul, Oes­te e Sudoeste). Cada uma repre­sentando as principais regiões empresariais de Ribeirão Preto. Além disso, abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com