Alunos já podem pedir transferência para PEI

0
41
© aRQUIVO - AGÊNCIA bRASIL

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo rece­be, até terça-feira, 12 de janei­ro, pedidos de transferências de alunos que desejem estu­dar nas unidades que fazem parte do Programa de Perío­do Integral (PEI). O processo também vale para transferên­cias entre escolas com perío­dos parciais.

No próximo ano letivo, que começa em 1º de fevereiro, mais 416 escolas do PEI estarão em funcionamento. O total de unidades que funcionam nesta modalidade vai aumentar de 364, em 2018, para 1.080 a par­tir de 2021, representando um crescimento de quase 300%.

Sete escolas são da região, três em Ribeirão Preto – Jardim Monte Carlo, Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira (“Nairzinha”) e Baudílio Biagi. Também estão na lista unidades de Bebedouro (José Francisco Paschoal), Santa Rosa de Vi­terbo (Teófilo Siqueira), Santo Antônio da Alegria (Macário de Almeida Cônego) e Pitangueiras (Maria Falconi de Felício).

No começo do ano, na re­gião, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 muni­cípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.

Por conta da pandemia, os pedidos de transferência po­dem ser realizados online pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), diretamente nas escolas que pretendem conse­guir a matrícula ou nas unida­des do Poupatempo.

Vale ressaltar que, caso não haja a possibilidade de vaga na escola desejada, o aluno será di­recionado para a unidade mais próxima do seu endereço e que se enquadre nas suas necessida­des. Nenhum estudante fica sem vaga na rede estadual paulista.

As novas escolas manifesta­ram interesse em aderir ao pro­grama e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como atender a uma comunidade com maior vulne­rabilidade socioeconômica. As novas PEIs vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos do En­sino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Pau­lo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange ago­ra quatro vezes mais estudantes desde 2019. O programa con­templa 48% dos municípios do estado. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs.