Este ano, em razão da pandemia, o Faixa Branca terá que deixar as comemorações de aniversário para outra data - Divulgação

Clube de Carro Antigo nasceu em uma festividade do aniversário da cidade

A história do Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto teve início em junho de 1982. Em comemoração ao aniversário de 126 anos de Ribeirão Preto, aconteceu a primeira exposição de carros antigos da cidade. O evento foi no Parque Permanente de Exposições no período de 25 a 27 de junho de 1982 e reuniu cerca de 60 veículos antigos do município e da região, despertando o interesse de grande público.

A exposição foi um sucesso e atraiu outros adeptos do antigomobilismo e novos encontros aconteceram com a finalidade de difundir o movimento regionalmente.

Diante do crescimento do movimento envolvendo apaixonados por motos e carros antigos a fundação do Faixa Branca ocorreu em 16 de junho de 1989 e a primeira diretoria oficial foi eleita em 16 de dezembro de 1998.

“É uma alegria enorme olhar para trás e ver que já se passaram 31 anos desde a fundação do Faixa Branca, um clube consolidado, cheio de memórias e um dos mais antigos do país”, comemora o presidente do Clube, Eduardo Penteado Crósta. “Este ano, em razão da pandemia, teremos que deixar as comemorações de aniversário para outra data”, completa.

O Clube possui uma sede própria onde acontecem as reuniões dos associados e abriga o Museu do Carro Antigo com centenas troféus e diversos outros itens relacionados ao automobilismo local e nacional, de pilotos consagrados como Paulo Gomes, Fábio Sotto Mayor, João Bá Aguiar e Antônio de Castro Prado.

Com envolvimento grande em ações assistenciais, nos eventos realizados pelo Clube acontecem as arrecadações de donativos para posterior distribuição às entidades que auxiliam pessoas carentes.

Para ser sócio do Faixa Branca não é necessário possuir um carro antigo, basta gostar de antigomobilismo. Os sócios podem participar dos eventos do clube como exposições, desfiles, comemorações sociais, além das reuniões onde o assunto principal sempre é carro antigo.

O Clube Faixa Branca é credenciado pelo DENATRAN e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para vistoriar e emitir o Certificado de Originalidade.

Este ano, em razão da pandemia, o Faixa Branca terá que deixar as comemorações de aniversário para outra data.