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19 de abril de 2024 | 3:00
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Aplicativo ajudará a fiscalizar transporte

Com o objetivo de agilizar o tempo de resposta à popula­ção e aumentar a fiscalização sobre a qualidade do transpor­te coletivo de Ribeirão Preto, a Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano (Transerp) lan­çará nesta terça-feira, 7 de de­zembro, um aplicativo para o acompanhamento e melhorias do serviço na cidade.

Pelo celular, tablets ou com­putadores, será possível abrir chamado sobre as linhas do transporte público da cidade, relatar falhas como atrasos, so­licitar manutenção dos abrigos de ônibus, enviar denúncias ou sugestões em tempo real em um canal que fica disponível em qualquer hora e lugar.

Os cidadãos poderão for­malizar as solicitações de onde estiverem, seja com o auxílio de fotos ou vídeos, que tam­bém poderão ser anexados como complemento do regis­tro. Afinal, o aplicativo é para ouvir o usuário de ônibus e garantir um serviço com mais qualidade para todos.

O superintendente da Transerp, Marcelo Galli, afir­ma que, a partir de alertas criados pela população, serão identificadas necessidades para atender cada demanda com mais rapidez. “Queremos pro­porcionar maior comodidade à nossa população”, diz.

“Por meio de um painel administrativo, a Transerp terá total controle sobre as ocorrências divididas por categorias, gerando filtros e relatórios, além de atualizar o status de cada processo, tudo pela internet e com mais se­gurança”, acrescenta.

Entre janeiro e setembro deste ano, o Consórcio PróUr­bano – grupo concessionário do transporte coletivo na cidade, formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – re­cebeu 450 autuações da Tran­serp, mais de uma por dia.

As multas foram aplica­das por vários motivos, como superlotação de veículos, des­cumprimento de horários, desvio de itinerários das linhas de ônibus e falta de higieniza­ção. O valor total das autua­ções chega a R$ 113 mil. Hoje a passagem de ônibus custa R$ 4,20 e está congelada desde ja­neiro do ano passado por deci­são judicial.

Ribeirão Preto possui uma frota de 354 ônibus no trans­porte coletivo que operam 117 linhas. Dados da Tran­serp indicam que houve um aumento de 132,1% no volu­me de passageiros em cerca de seis meses, de aproxima­damente 56 mil por dia em junho para 130 mil atual­mente. São 74 mil a mais.

Como baixar o app
O aplicativo da Transerp deve ser baixado nas lojas de aplicativos de qualquer apa­relho, como no Google Play e na App Store. Após baixar o app, será solicitado um e-mail para cadastro e criação de um usuário/senha para acessos. A partir dessa etapa, um cadastro simples identifica o cidadão e todas as funções do app esta­rão liberadas.

A plataforma permite que o cidadão acompanhe o an­damento de sua solicitação. Mesmo com o aplicativo dis­ponível, o canal oficial para solicitações, pelo telefone 0800 77 10 118 (Ritmo), também continuará a receber as de­mandas sobre o transporte co­letivo normalmente.

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