Apple TV agora pode reproduzir vídeos do YouTube em 4K

0
18

Apesar do nome “Apple TV 4K”, usuários do mais recente modelo da Apple TV, lançado há dois anos, até hoje não podiam reproduzir vídeos em 4K no YouTube. Algo estranho, ainda mais considerando que o suporte a esta resolução foi adicionado ao serviço há 10 anos. Mas parece que finalmente isso está prestes a mudar.

Segundo o 9to5Mac o suporte a vídeos em 4K no YouTube está se tornando disponível, aparentemente de forma gradual, aos usuários do aparelho, desde que este tenha sido atualizado para a versão mais recente do sistema operacional, o tvOS 14.

Mas o suporte a 4K é limitado. O site Flat Panels HD informa que “a Apple TV suporta vídeos em 4K no YouTube a até 30 FPS. Vídeos a 50 ou 60 FPS serão reproduzidos em resolução 1440p”, também conhecida como “QHD”. Além disso não há suporte a recursos como vídeo em HDR.

Certamente não se trata de uma questão de hardware, já que o processador da Apple TV 4K tem poder de processamento de sobra. O problema é software, mais especificamente o suporte aos codecs de vídeo em Ultra HD usados pelo YouTube. Vale lembrar que durante um tempo a Apple TV não reproduzia vídeos no YouTube com resolução superior a 1080p, já que a Apple não havia licenciado o codec de vídeo VP9, usado pelo Google em vídeos com resolução mais alta.

Ao que parece o suporte a 4K está sendo habilitado pelo YouTube, em seus servidores, e não com uma atualização do app. Ou seja, se você tem uma Apple TV e ainda não vê a opção de vídeo em 4K, só lhe resta esperar mais um pouco.

Fonte: Engadget

Comentários