20 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 1:12
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Aquiles fareja drogas em cidade da região
Polícia

Aquiles fareja drogas em cidade da região

Em operação conjunta na ci­dade de Luiz Antônio, a Polícia Mi­litar localizou um revólver calibre 32 com munição intacta dentro do travesseiro e uma bagana de maconha nesta quinta-feira, 8 de março. Em seguida, com o apoio do infalível cão Aquiles, a equipe da PM fez buscas em um canavial e encontrou 317,60 gramas de ma­conha e mais 349,96 gramas de crack. A ocorrência foi registrada da delegacia da cidade. Alex de Paula Nascimento, e 25 anos, foi preso em flagrante.

No dia 24 de agosto do ano passado, o 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-3), sob o comando do tenente-coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, promoveu uma solenidade em co­memoração ao Dia do Soldado e de valorização do policial fardado. Além de entregar diplomas e me­dalhas aos PMs que se destacaram neste ano e às pessoas que cola­boram com a corporação, uma ho­menagem chamou a atenção: o cão Aquiles foi condecorado por sua “eficiência total de faro de drogas”.

O cachorro da raça springer, de cinco anos, foi o primeiro a re­ceber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao tráfico de entor­pecentes – antes dele, apenas Dick, do Canil Central da PM em São Paulo, havia sido home­nageado, ainda no governo de Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994), mas por ter encontra­do uma pessoa. Em relação aos entorpecentes, Aquiles é infalível neste tipo de operação.

O cão veio de Minas Gerais e estreou na equipe de faro do Canil da Polícia Militar em 14 de janei­ro do ano passado, mas foi para as ruas em março. Em quase 100 60 operações, já localizou mais de uma tonelada de entorpecentes –maconha, cocaína, crack, haxixe e outras drogas. Os números são de um levantamento feito pelo Tribuna com base em reportagens publicadas no site do jornal desde novembro de 2015, quando a ca­dela Mel se aposentou. Aquiles é treinado pelos cabos PMs Alexan­dre Ricardo Cazarotte, Sérgio Edu­ardo Cândido Júnior e Mioto e pelo soldado Belarmino.

Mais notícias