As melhores praias Bandeira Azul na República Dominicana

0
57
Praias são avaliadas com critérios de padrões internacionais rigorosos para receberem a Bandeira Azul - FOTOS: DIVULGAÇÃO

Ao longo de seus 1,6 mil quilômetro de costa, a Repú­blica Dominicana não só conta com as praias mais sonhadas do Caribe, mas muitas delas se destacam por serem reconheci­das pelo certificado internacio­nal Bandeira Azul, concedido ao litoral de diferentes lugares do mundo que atendem aos exigentes padrões de cuidado com o meio ambiente.

“Nossas praias certificadas com Bandeira Azul são exem­plos dos esforços da República Dominicana em preservar a sua beleza natural e fomentar o turismo sustentável nesses ma­ravilhosos cenários costeiros, um dos principais atrativos do destino”, explica Magaly Toribio, assessora de marketing do Mi­nistério de Turismo da Repúbli­ca Dominicana (MITUR).

A Bandeira Azul nasceu na França, em 1987, e se estendeu a outros países até se tornar um programa global. É um certifi­cado ecológico voluntário que reconhece praias e marinas que preenchem os requisitos de qualidade ambiental. O lema do programa compreende os principais eixos levados em conta para qualificar as praias: água pura, costas limpas, segu­rança e acessibilidade.

A República Dominicana participa do programa desde 2004 e, atualmente, conta com 29 praias certificadas, locali­zadas em diferentes pontos do país. Cada certificação tem du­ração de um ano.

Entre os critérios avaliados para receber a Bandeira Azul estão: organizar atividades de educação ambiental ao públi­co; qualidade da água excelente em todos os pontos onde se re­alizam as coletas das amostras durante todo o ano, com base em padrões internacionais rigo­rosos; preencher as regulamen­tações de limpeza das áreas cos­teiras; gestão de águas residuais e conservação ambiental.

Também é levado em con­ta se a praia possui socorris­tas, equipes de resgate, pri­meiros socorros e salva-vidas para garantir a segurança dos visitantes, e que oferecem car­tazes informativos e boa sina­lização dos lugares.

Confira algumas das praias dominicanas certificadas pela Bandeira Azul que valem a visita

COSTA DORADA – Situada no lado leste da cidade de Puerto Plata, na costa norte da ilha, possui 125 quilômetros de areia dourada, deliciosas sombras e água cristalina. Conta com socorristas, equipe de resgate e instalações.

LA HONDA – É parte de Cayo Levantado, uma pequena ilha paradi­síaca da Baía de Samaná, na costa norte dominicana. Cumpre com dois critérios essenciais da Bandeira Azul: águas puras e cristalinas, e areia branca e limpa.

PLAYA BAYAHÍBE – Está localizada próximo a La Romana, a duas horas de Santo Domingo. Sua beleza natural faz com que seja muito concorrida, pois conserva todo o encanto de uma praia muito bem cuidada, de areia branca e coqueiros, que convidam ao relaxamento.

PLAYA MINITAS – Distante cerca de uma hora de Santo Domingo, em La Romana, esta bela praia conta com serviços que a qualificam como Bandeira Azul: socorristas, fornecimento de água doce e pri­meiros socorros. Além disso, tem fácil acesso por transporte público.

EL CORTECITO – É uma das praias mais populares na área de Punta Cana, em Bávaro, e pertence à área conhecida como “Costa do Coco”, com 40 quilômetros de comprimento. O local se destaca por suas águas de cor turquesa, tranquilas e rasas.

PLAYA DE BÁVARO – Também faz parte da “Costa do Coco”. De águas cristalinas, possui socorristas, salva-vidas, instalações espor­tivas, alojamento durante todo o ano e painéis informativos. Além disso, é possível acessar por meio de trilhas que saem dos hotéis localizados nesta área, uma característica muito valorizada para qualificá-la como Bandeira Azul.

CABEZA DE TORO – Recebeu esse nome pelo seu formato, e é muito concorrida por ser o lugar onde o sol nasce em Punta Cana. Situada na costa leste, entre o Mar do Caribe e a lagoa de Bávaro, é um bom lugar para passeios de catamarã ou jet-ski.

PLAYA ARENA GORDA – É uma praia com mar azul-turquesa, rodeada de coqueiros e com ventos moderados, o que a torna o cenário ideal para a prática de esportes aquáticos, como surfe, kitesurfe ou windsurfe. Tem serviços de segurança próprios da Bandeira Azul, incluindo socorristas e primeiros socorros.

Sobre a República Dominicana
A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmen­te pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, no país é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especiali­dades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Sama­ná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a Re­pública Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em www.godominicanrepublic.com/pt-br/.