FL PITON/ CCS

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, as­sinou na tarde desta quarta-feira, 13 de março, o repasse de R$ 19.917.096,03 para 93 municípios das regiões admi­nistrativas de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara e Franca. A assinatura ocorreu no Audi­tório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, e contou com a pre­sença do prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB), do se­cretário de Assistência Social, Guido Desinde Filho, prefeitos e secretários dos demais muni­cípios beneficiados.

Antes de discursar, a se­cretária pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil, ocorrida na manhã desta quar­ta-feira (13), no município de Suzano. Ela falou sobre a im­portância do trabalho realiza­do pelo governo do Estado e gestores municipais na área de desenvolvimento social.

“É muito importante esse encontro ‘olho no olho’ para que enxerguemos a vonta­de de parceria, de fazermos ações juntos. Há uma vonta­de do governo estadual, uma determinação, para que os se­cretários não fiquem apenas nos gabinetes. É preciso ir a campo, conhecer as pessoas e trocar experiências, deman­das e necessidades. Isso nos aproxima muito e permite o conhecimento das particula­ridades de cada região”, disse a secretária.

“Acredito neste novo mo­delo de gestão que envolve a descentralização para os municípios, a coparticipação do poder privado, do empre­sariado e, ainda, muita efici­ência, transparência, inova­ção e velocidade”, concluiu. Os repasses a Ribeirão Preto totalizam R$ 1.968.510,73. O valor é destinado ao Fun­do Municipal de Assistência Social para utilização em programas de proteção social básica e programas de pro­teção social especial de mé­dia e de alta complexidade.

Repasses
Os municípios aplicarão o recurso liberado em uma rede de proteção que reúne 1.349 serviços socioassistencias de acolhimento e proteção às crianças, jovens e idosos em si­tuação de vulnerabilidade social em 871 equipamentos, sendo 441 nas redes públicas dos mu­nicípios, e em 430 locais dirigi­dos por entidades sociais nos 93 municípios da macrorregião III que englobam 26 cidades da região de Araraquara; 19 municípios da região de Bar­retos; 23 cidades da região de Franca e 25 municípios da região de Ribeirão Preto.

Esses serviços atendem fa­mílias em situação de vulnera­bilidade social e também já em risco social e/ou com direitos violados, tais como, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de discriminação em decorrência de orientação sexu­al/raça/etnia, jovens em conflito com a lei, migrantes, entre ou­tros. Durante o evento, também foi entregue o Selo São Paulo Amigo do Idoso a onze muni­cípios. Receberam Colômbia, Guaíra, Guaraci, Pirangi, Vista Alegre do Alto, Descalvado, Itápolis, Ipuã, Ituverava, Ribei­rão Corrente e Jaboticabal.

Comentários