DIVULGAÇÃO

Repleto de cenários na­turais exuberantes, o Parque Nacional Torres del Paine é um dos pontos turísticos mais bonitos do sul do Chi­le. O turista pode explorar os bosques, lagos, rios e gla­ciares da região por meio de roteiros confortáveis e dife­renciados que são oferecidos em pacotes de viagens.

Bosques, lagos, rios e glaciares da região podem ser explorados. Cenários exuberantes

A rota mais usada para conhecer o parque, chamada de circuito W, por exemplo, exige preparação física e per­noites em refúgios dentro do complexo. Para tornar o tra­jeto mais aconchegante, há roteiros especiais com base nos interesses e nas condi­ções físicas de cada visitan­te. Eles são comandados por guias de excursão especiali­zados e evitam que o viajante tenha de acampar em barra­cas ou refúgios. Mas essas são outras opções para os mais aventureiros e preparados.

Os passeios começam ce­dinho e permitem explorar três destinos do circuito W: Base Torres, Valle Francés e Puente Grey (cada um deles abrange um dia inteiro de ex­cursão). No último, o viajante realiza uma navegação em um catamarã e pode chegar per­tinho do majestoso Glaciar Grey, um dos cartões-postais mais famosos da região.

Roteiros combinam trekking, navegação, spa, massagens e muito contato com a natureza

Especialistas recomen­dam que os participantes usem trajes adequados às mudanças climáticas da re­gião e sapatos de trekking. Levar lanches e uma mochila com garrafa d’água, gorros, luvas e protetor solar tam­bém é aconselhável.

Uma das dicas de hospe­dagem é o Tierra Patagonia Hotel & Spa que oferece pa­cotes com roteiros e guias. Quem se hospeda, por exem­plo, após os passeios, no final da tarde, antes de escurecer, volta de van para o hotel, onde pode relaxar. A dica para descansar e renovar as energias é ir ao UMA Spa, equipado com uma piscina coberta e diversas opções de massagens. O hotel também conta com uma hidromas­sagem ao ar livre com vista majestosa para as Torres del Paine. Além disso, oferece terapias naturais e aulas de yoga como cortesia.

Turista pode chegar pertinho do majestoso Glaciar Grey, um dos cartões-postais mais famosos da região

Mais informações podem ser obtidas em www.tier­rahotels.com, telefone 0800- 761-1627 (Brasil) ou com os principais operadores e agên­cias de turismo.