27 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 19:50
Jornal Tribuna Ribeirão
ANDRÉ ARGOLO
Início » Bate-papo com João Carrascoza
Cultura

Bate-papo com João Carrascoza

A Biblioteca Sinhá Junquei­ra realiza uma parceria com o clube de leitura Livro, Prosa e Cia. para a comemoração dos quatro anos de existência do grupo. Em um encontro espe­cial, o convidado para debater suas produções literárias é o escritor de romances João Car­rascoza. O evento acontece na próxima quarta-feira, 22 de se­tembro, às 19 horas, de forma online pela plataforma Google Meet, é gratuito e não precisa de inscrição.

Natural de Cravinhos, João Carrascoza irá abordar sobre todas as suas obras tirando dú­vidas e discutindo as situações impostas em seus romances com os leitores. O encontro busca também levantar ques­tões e estratégias de incentivo à leitura, expressão e produção artístico-literária.

“Tenho certeza de que será uma alegria dialogar com o público da região onde nasci, vivi minha juventude e, sobre­tudo, que inspira parte subs­tancial de minhas histórias, além de estar sempre presente em minha memória afetiva. Será um encontro com meu passado, com Ribeirão Preto, onde estudei, e com cidades ao redor, onde também estive quando menino”, diz.

“Como a escrita é uma ati­vidade solitária e silenciosa, o diálogo com os leitores será, sem dúvida, uma celebração para mim, uma oportuni­dade de consagrar o poder aglutinador da literatura”, co­menta o autor de obras como “Caderno de um ausente” e “Aos 7 e aos 40”.

A Biblioteca Padre Eucli­des também será colaborado­ra e parceira nesse encontro, e o público pode encontrar obras de João Carrascoza tanto nela, como na Sinhá Junqueira. O link do evento estará disponível na biografia das redes sociais das bibliote­cas (@biblioteca_sinha/@bi­blioteca.padre.euclides) com uma hora de antecedência. Em setembro, o encontro do mês da Trupe Gira Livro da Padre Euclides também fará a leitura de um conto do es­critor, neste sábado (18).

“A biblioteca pode ser es­paço de fala, escuta, diálogo e expressão e por isso quere­mos trabalhar em conjunto com a Biblioteca Padre Eu­clides, (re)unir e expandir as relações entre bibliotecas e leitores, promover mais ambientes de debates literá­rios para, enfim, receber um escritor tão reconhecido e querido como o Carrascoza”, comenta o coordenador de acervo, programação e pro­dução da biblioteca, Adonai Takeshi Ishimoto.

A Biblioteca Sinhá Jun­queira fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. Segundo o decreto número 209/2021, publicado no Di­ário Oficial do Município (DOM) de 10 de setembro, pode atender com 100% da capacidade de público pre­vista em alvará, respeitando as regras estabelecidas para evitar o contágio do novo co­ronavírus. Na lista estão dis­tanciamento mínimo de um metro, uso de álcool em gel e máscara. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação, acesse www. bsj.org.br.

Sobre o autor convidado
João Anzanello Carras­coza nasceu em Cravinhos, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. É autor dos romances que compõem a “Trilogia do adeus”, além de diversos livros de contos como “A estação das peque­nas coisas” e “Catálogo de perdas”. Suas histórias foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, in­glês, italiano, sueco e tâmil.

Participou do programa de escritores residentes da Ledig House (EUA), Château de La­vigny (Suíça) e Sangam House (Índia). Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tor­nando-se hors-concours, duas vezes o prêmio da Fundação Bi­blioteca Nacional e o prêmio da APCA, além dos internacionais Radio France e White Ravens.

Mais notícias