27 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 21:03
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Biblioteca lança fanzine em RP
Cultura

Biblioteca lança fanzine em RP

Doze de outubro está prestes a se tornar ainda mais especial para a população de Ribeirão Preto. Dia da Crian­ça, Dia de Nossa Senhora Aparecida – aclamada como Padroeira do Brasil – e Dia Nacional do Fanzine, este tão esperado segundo sábado do mês de 2019, agora, tam­bém será conhecido como o dia do lançamento oficial do “Bibliozine”, o fanzine cria­do por dezenas de pessoas interessadas na preservação da memória da centenária Biblioteca Padre Euclides, lo­calizada no Centro da cidade.

Resultado de uma Oficina de Fanzines coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço, em junho último, na biblioteca, no 5º Encontros Plures Moura Lacerda, a bro­chura tem 24 páginas e traba­lhos de ilustração, quadrinhos, colagem e poesia. O lançamen­to, às dez horas, reunirá parti­cipantes da oficina, artistas de diferentes áreas e convidados em geral na própria bibliote­ca (rua Visconde de Inhaúma nº 490, 1º andar). O evento é gratuito, mas com inscri­ções limitadas, que devem ser feitas na plataforma https:// www.eventbrite.com.br/e/ lancamento-do-bibliozine-ti­ckets-74087693285

O Dia Nacional do Fanzi­ne não é oficial, nem foi insti­tucionalizado, mas os aman­tes da arte da tesoura, cola e fotocopiadora consideram o 12 de outubro porque, nes­ta data, no ano de 1965, na icônica cidade de Piracicaba, também berço do mais im­portante Salão de Humor do país, o artista Edson Rontani lançou “Ficção”, considerado o primeiro fanzine do Brasil.

A Oficina de Fanzines do Encontros Plures promovida para a produção do material sobre a história da Biblioteca “Padre Euclides” reuniu um público diverso, plural: pessoas ligadas à Fotografia, à Arqui­tetura, ao movimento Urban Sketchers (artistas que dese­nham em locações nas cida­des, vilas e aldeias onde vivem, passeiam ou viajam), quadri­nistas, roteiristas, jornalistas e até quem não segue tendência cultural ou artística alguma.

Jornalista e fanzineiro
Fanzines, ou zines, são publicações alternativas e de baixo custo, geralmente pro­duzidas em fotocopiadoras. Suas páginas trazem ilustra­ções, textos e colagens, em um processo de produção livre de regras do mercado editorial. Eles mostram o trabalho de novos talentos, divulgam informações pouco exploradas pela mídia con­vencional e fazem registro de histórias de lugares e pessoas por meio de um processo co­letivo de produção.

Angelo Davanço, 50 anos, é jornalista e fanzineiro des­de 1991. Trabalhou no jornal A Cidade durante 13 anos e, hoje, atua na produção de conteúdo para mídias im­pressas e digitais. Produz fanzines e realiza palestras, oficinas e workshops sobre o tema. É editor do zine A Falecida e coordena o encon­tro mensal Zine Travessa, na Livraria da Travessa do Ri­beirãoShopping. Mais de seu trabalho pode ser conferido nas redes sociais @angeloda­vanco ou no blog www.ange­lodavanco.com.br.

Encontros Plures
O coordenador de Co­municação do Centro Uni­versitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, e organizador da Oficina de Fanzines, Fer­nando Mello, salienta que o Encontros Plures foi criado para se tornar uma referência no fomento e na promoção da diversidade cultural na cida­de e na região. O projeto está alinhado à missão do Moura Lacerda de construir novas possibilidades de diálogo com a comunidade. A Biblioteca Padre Euclides é mantida pela Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura, cuja presi­dente é Fatu Antunes.

Mais notícias