22 C
Ribeirão Preto
7 de julho de 2022 | 13:21
Jornal Tribuna Ribeirão
JF PIMENTA/ARQUIVO

Bichos do zoo terão arraial

A equipe do setor de Zoo­tecnia/Nutrição do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto promo­verá, na quinta (23) e na sex­ta-feira, 24 de junho, Dia de São João, o “Arraiá dos Bichos” com alimentos típicos para os animais. A atividade é coorde­nada pelo zootecnista Alexan­dre Gouvêa com o objetivo de aguçar os sentidos dos animais e oferecer estímulos nutricio­nais, cognitivos e sensoriais. Normalmente, no período de inverno, a equipe oferece ali­mentos mais energéticos em maior proporção no cardápio.

São sementes de amen­doim, girassol, milho cozido, batata doce cozida, ovos cozi­dos, coco seco, cana-de-açúcar, mel, alho e pimenta dedo-de­-moça. “Durante as atividades, servimos os mesmos alimen­tos, porém de forma diferente e mais divertida. Nosso obje­tivo é incentivar a comunica­ção entre os animais, oferecer novas sensações e maior inte­ração deles com o ambiente”, explica. Durante esse período de festas juninas e com que­das na temperatura, além do enriquecimento alimentar, o bosque adotou procedimentos para aumentar o conforto dos animais silvestres do plantel.

“Neste período de baixas temperaturas e tempo mais seco, a equipe técnica da Me­dicina Veterinária e Zootecnia aumenta sua atenção para com o conforto dos animais silves­tres, cuidando do aquecimento dos recintos (Ambientes Con­trolados) e de sua necessidade alimentar calórica e nutricio­nal”, relata Alexandre Felcar, chefe de Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio ambiente.

O setor realiza os enrique­cimentos alimentares durante todo o ano, mas em dias te­máticos, compartilham com os visitantes essa experiên­cia. Todas as atividades são acompanhadas por profissio­nais (zootecnista, veterinários e tratadores) para garantir o bem-estar dos animais. O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 16h30. Mais in­formações podem ser soli­citados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Nesta quinta-feira, o ar­raial será no Recanto das Aves (comida típica), das araras (chapéu com pipoca) e do elefante asiático (balão com capim). Na sexta-feira, a alimentação especial será direcionada para o urso de óculos (barraca do Renan), bugios ruivos (mangueira/ bandeira com folhas diver­sas), irara (luminária/ba­lão com banana), queixadas (bandeirinhas com espigas de milho), mico-leão-de-ca­ra-dourada (chapeuzinhos com alimento) e lobo-guará (fogueira com alimento).

Quem for ao bosque po­derá caminhar pelas ruas e passarelas, inclusive o Jardim Japonês, contemplando toda a beleza ecológica, como as ár­vores centenárias e o bioma de Mata Atlântica característico do local. Há totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos. O uso de máscara facial é opcio­nal. O Bosque Fábio Barreto é considerado um dos mais importantes pontos gratuitos de lazer, turismo e cultura de Ribeirão Preto, cartão postal da cidade.

Quem for ao zoo poderá ver o urso de óculos Renan e a elefanta Maison, além de tu­canos, antas, quatis, onças, ja­carés, cisnes, Recanto das Aves e Praça das Aves, entre outros. A administração recomenda aos visitantes o distanciamen­to social. Também é recomen­dado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedou­ros públicos.

A entrada é franca. O zo­ológico tem cerca de 830 ani­mais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribei­rão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadra­dos de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um miran­te de 45 metros de altura.

No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capiva­ras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos­-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno).

Ainda tem lagos com tar­tarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-pa­po-amarelo. Já no Aquário do zoológico municipal existem peixes brasileiros de várias es­pécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort