A equipe do setor de Zootecnia/Nutrição do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto promoverá, na quinta (23) e na sexta-feira, 24 de junho, Dia de São João, o “Arraiá dos Bichos” com alimentos típicos para os animais. A atividade é coordenada pelo zootecnista Alexandre Gouvêa com o objetivo de aguçar os sentidos dos animais e oferecer estímulos nutricionais, cognitivos e sensoriais. Normalmente, no período de inverno, a equipe oferece alimentos mais energéticos em maior proporção no cardápio.
São sementes de amendoim, girassol, milho cozido, batata doce cozida, ovos cozidos, coco seco, cana-de-açúcar, mel, alho e pimenta dedo-de-moça. “Durante as atividades, servimos os mesmos alimentos, porém de forma diferente e mais divertida. Nosso objetivo é incentivar a comunicação entre os animais, oferecer novas sensações e maior interação deles com o ambiente”, explica. Durante esse período de festas juninas e com quedas na temperatura, além do enriquecimento alimentar, o bosque adotou procedimentos para aumentar o conforto dos animais silvestres do plantel.
“Neste período de baixas temperaturas e tempo mais seco, a equipe técnica da Medicina Veterinária e Zootecnia aumenta sua atenção para com o conforto dos animais silvestres, cuidando do aquecimento dos recintos (Ambientes Controlados) e de sua necessidade alimentar calórica e nutricional”, relata Alexandre Felcar, chefe de Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio ambiente.
O setor realiza os enriquecimentos alimentares durante todo o ano, mas em dias temáticos, compartilham com os visitantes essa experiência. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais (zootecnista, veterinários e tratadores) para garantir o bem-estar dos animais. O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 16h30. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
Nesta quinta-feira, o arraial será no Recanto das Aves (comida típica), das araras (chapéu com pipoca) e do elefante asiático (balão com capim). Na sexta-feira, a alimentação especial será direcionada para o urso de óculos (barraca do Renan), bugios ruivos (mangueira/ bandeira com folhas diversas), irara (luminária/balão com banana), queixadas (bandeirinhas com espigas de milho), mico-leão-de-cara-dourada (chapeuzinhos com alimento) e lobo-guará (fogueira com alimento).
Quem for ao bosque poderá caminhar pelas ruas e passarelas, inclusive o Jardim Japonês, contemplando toda a beleza ecológica, como as árvores centenárias e o bioma de Mata Atlântica característico do local. Há totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos. O uso de máscara facial é opcional. O Bosque Fábio Barreto é considerado um dos mais importantes pontos gratuitos de lazer, turismo e cultura de Ribeirão Preto, cartão postal da cidade.
Quem for ao zoo poderá ver o urso de óculos Renan e a elefanta Maison, além de tucanos, antas, quatis, onças, jacarés, cisnes, Recanto das Aves e Praça das Aves, entre outros. A administração recomenda aos visitantes o distanciamento social. Também é recomendado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedouros públicos.
A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno).
Ainda tem lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Já no Aquário do zoológico municipal existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos.