23 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 11:53
Jornal Tribuna Ribeirão
MARCELO CAMARGO/AG.BR.
Início » Bolsonaro diz que está mais perto do Patriota
Política

Bolsonaro diz que está mais perto do Patriota

O presidente Jair Bolsona­ro afirmou, durante conversa com apoiadores, que sua fi­liação ao Patriota está “quase certa”, e voltou a comparar as conversas sobre procura por uma sigla com um casamento. “Tem que planejar bem para não dar problema”, disse, nesta quinta-feira, 17 de junho.

Desde a saída do PSL, em novembro de 2019, Bolsona­ro está sem uma sigla. Após não conseguir tirar do papel o Aliança pelo Brasil, o presi­dente busca partido para po­der concorrer à reeleição, em 2022. O Patriota, com quem ele tem mantido conversas sobre uma possível filiação, já abriga seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (RJ).

O parlamentar entrou na legenda após deixar o Repu­blicanos. A entrada da família Bolsonaro e de seus apoiadores no partido, no entanto, não é um consenso dentro do dire­tório nacional do Patriota. A convenção nacional do partido foi realizada na última segun­da-feira (14), em Barrinha, ci­dade da Região Metropolitana a cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto.

O partido é presidido pelo ex-deputado estadual Adilson Barroso, que até o ano passa­do era vereador barrinhense. Contrário à filiação do pre­sidente, o vice-presidente do partido, Ovasco Resende, re­clama das exigências de Bolso­naro para entrar na sigla.

Segundo Resende, o che­fe do Executivo está exigindo o comando dos diretórios do Patriota em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os três maiores colégios eleitorais do país. O presidente aproveitou a conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, para brincar com relação ao número da sigla, o 51.

“Já imaginou eu no Patriota com o número 51? acho que aquele cara vai votar em mim”, disse. Na conversa, no entanto, mesmo fazendo referências a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e respon­dendo a perguntas de apoia­dores sobre o petista, Bolso­naro evitou falar o nome do adversário político, que lidera com folga todas as principais pesquisas de intenção de votos para presidente até agora.

A guerra entre os dois grupos do Diretório Nacio­nal do Patriota ganhou mais um capítulo esta semana. Adilson Barroso é acusado pelos adversários de nova­mente cometer uma série de irregularidades durante a convenção da legenda, a se­gunda em menos de 15 dias.

Em nota, o grupo lidera­do pelo vice-presidente da legenda, Ovasco Resende, e pelo secretário-geral Jorcelino Braga – presidente da sigla em Goiás – estuda quais serão os caminhos jurídicos adotados contra medidas deliberadas na convenção nacional realizada na segunda-feira.

“No desespero o presi­dente nacional do Patriota Adilson Barroso promove um verdadeiro festival de frau­des na convenção de hoje (14/06/2021). De novo, não houve debate democrático. De novo, não houve transparên­cia, principalmente em relação ao estatuto”, diz.

“De novo, promove uma votação sem ter quórum quali­ficado, que é determinação ex­pressa no estatuto do partido, pois a maioria dos votos que conseguiu, mais uma vez foi feito de forma irregular”, des­taca a nota do grupo que faz oposição a Barrinha.

Mais notícias