21 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 8:22
Jornal Tribuna Ribeirão
ISAC NÓBREGA/PR
Início » Bolsonaro tem ‘ótima evolução’
Geral

Bolsonaro tem ‘ótima evolução’

O presidente Jair Bolsona­ro teve seu cálculo na bexiga removido na manhã desta sexta feira, 25 de setembro, no Hospital Israelita Albert Einstein, segundo boletim médico. O procedimento du­rou uma hora e meia, diz a nota, e não teve intercorrên­cias. Foi a quinta cirurgia a que ele se submeteu após ser esfaqueado em 2018.

De acordo com a equipe médica, ele segue sem febre, utilizando sonda vesical e sem sangramentos. O presi­dente também já iniciou dieta por via oral e caminhou pelo quarto. O boletim é assina­do pelo cardiologista Lean­dro Santini Echenique, pelo urologista Leonardo Lima Borges e pelo diretor-supe­rintendente do hospital Mi­guel Cendoroglo. De início, a operação estava prevista para ser realizada com o urologis­ta Miguel Srougi.

A mudança de planos, po­rém, veio após o presidente tomar conhecimento de crí­ticas de Srougi à sua atuação diante da pandemia da co­vid-19. Esta é a sexta cirurgia pela qual o presidente pas­sa desde setembro de 2018, quando foi atingido com uma facada em ato de campanha.

Desde então, passou por qua­tro cirurgias em decorrência do ferimento.

Bolsonaro ainda reali­zou no início deste ano uma vasectomia. A necessidade da nova cirurgia foi contada pelo presidente a apoiadores em 1º de setembro, no Palá­cio da Alvorada. O presiden­te disse que estava com um cálculo na bexiga “maior que um grão de feijão”. A estima­tiva é que tivesse entre 2,5 e 3 centímetros.

“Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexi­ga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo interna­mente a bexiga”, afirmou ele, na ocasião. De acordo com o boletim médico, o cálculo foi totalmente removido. Bolso­naro foi diagnosticado com cálculo no fim de agosto.

Ele foi submetido a uma ultrassonografia no departa­mento médico do Palácio do Planalto. O procedimento de ontem, cistolitotripsia endos­cópica a laser, foi realizado sem intercorrências. Ontem o presidente já caminhava pelo quarto do hospital e estava se alimentando bem. Ele pode ter alta nesta sábado (26).

Mais notícias