30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 18:14
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Divulgação/FIFA
Início » Brasil para na Croácia e está fora da Copa do Mundo
DestaqueEsportes

Brasil para na Croácia e está fora da Copa do Mundo

Seleção saiu na frente na prorrogação, mas cedeu empate e acabou derrotada nos pênaltis

O sonho do hexa foi adiado mais uma vez. O Brasil está fora da Copa do Mundo. Após empatar por 1 a 1 na prorrogação, o time do técnico Tite parou na Croácia nas penalidades e deu adeus a competição. A partida foi disputada no estádio Cidade da Educação.

Já na prorrogação, Neymar marcou para o Brasil. Faltando somente três minutos para acabar a partida, Petkovic empatou para os croatas e levou a decisão para os pênaltis. Essa é a segunda eliminação seguida do Brasil nas quartas de fina da copa. Agora, os croatas esperam quem passar do confronto entre Argentina e Holanda.

Os primeiros minutos de jogo já davam indícios de que o Brasil não teria vida fácil. A Croácia, dominando o meio-campo, ditava o ritmo do jogo e pouco dava a bola para o Brasil.

Com Modric, Kovacic e Brozovic tendo muito espaço, ficou difícil para os brasileiros encontrarem o seu melhor jogo. Vini Jr. e Raphinha, muito apagados, eram os mais acionados. Neymar tentou vir buscar em alguns momentos, mas nada de muito especial aconteceu.

O Brasil criou sua primeira chance de perigo somente aos 20 minutos. Vini Jr. tabelou com Richarlison dentro da área, mas na hora da batida acabou travado, perdendo uma ótima oportunidade de abrir o marcador.

Apesar da superioridade, os croatas não levaram perigo ao gol defendido por Alisson na etapa inicial e o jogo foi para o intervalo em igualdade.

O Brasil voltou mais ligado e assustou logo aos 2 minutos. Vini fez boa jogada pela esquerda e achou Neymar dentro da área. O craque girou na marcação e bateu, mas Livakovic defendeu.

A seleção brasileira seguiu melhor e quase fez novamente aos 9. Neymar recebeu de Richarlison e bateu de canhota. Outra vez Livakovic pegou.

Tite resolveu mexer no time e trocou Raphinha por Antony. A alteração fez efeito e o Brasil melhorou na partida. Mais tarde o treinador brasileiro lançou Rodrygo no lugar de Vini Jr..

Aos 20 minutos o goleiro croata apareceu mais uma vez. Neymar Lançou Paquetá, que brigou com os zagueiros e bateu, livre, na saída de Livakovic, que se esticou todo e salvou novamente a Croácia.

Aos 30 minutos o Brasil parou outra vez na muralha croata. Neymar tabelou com Richarlison e bateu. Livakovic pegou outra.

Mesmo melhor e criando chances, o time brasileiro não conseguiu vazar o gol de Livakovic e o jogo foi para a prorrogação.

A tônica da prorrogação foi a mesma do tempo regulamentar. Brasil em cima e Croácia se defendendo como podia. A pressão foi tanta, que acabou dando resultado.

Com toque de genialidade, o Brasil abriu o placar. No último minuto da primeira etapa da prorrogação, Neymar tabelou com Paquetá, ganhou do zagueiro, driblou o goleiro e marcou o gol do Brasil. Classificação à vista? Só que não.

Nos minutos finais da segunda etapa da prorrogação, o Brasil cedeu um contra-ataque para a Croácia, que não desperdiçou e foi letal. Orsic arrancou pela esquerda e cruzou na área. Petkovic bateu de pé canhoto, a bola desviu em Marquinhos e matou o goleiro Alisson. Empate da Croácia e decisão nas penalidades.

A Croácia iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Rodrygo foi o primeiro brasileiro e parou nas mãos de Livakovic. Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas na sequência, até que veio Marquinhos. O zagueiro acertou a trave direita, definindo a eliminação brasileira para a atual vice-campeã mundial.

Ao final da partida, os brasileiros ficaram desolados no campo. Foi possível ver Antony e Neymar chorando bastante e lamentando a eliminação do time brasileiro. Essa pode ter sido a última copa de Neymar, que igualou Pelé em número de gols em partidas oficiais. São 77 para cada um.

 

Mais notícias