30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 14:44
Jornal Tribuna Ribeirão
FL PITON/ARQUIVO
Cultura

California Volks Brothers – Fuscas de todos os modelos em RP

As memórias com carros antigos fazem parte da vida de muitas pessoas, como o Fusca. O famoso automóvel da Volkswagen é paixão entre crianças, adultos e idosos e será um dos destaques da 10ª edição do California Volks Brothers. O evento será no terceiro domingo de julho, dia 17, das oito às 16 horas, no campus do Centro Uni­versitário Moura Lacerda, na avenida Orestes Lopes de Camargo nº 1.520, no Jardim Independência, Zona Norte de Ribeirão Preto.

A programação incluirá a exposição de cerca de 1.000 veículos icônicos, como o Fusca. Alguns dos modelos clássicos que marcaram épo­ca também estarão expostos para apreciação dos visitan­tes. O encontro anual que teve uma pausa em 2021, or­ganizado pelo Clube Califor­nia Volks, tem coordenação da ETC Produções Culturais. “O clube é completamente engajado com seus membros, onde promovem encontros mensais, além desse grandio­so evento”, ressalta a produto­ra Yvi Mishima.

“Nesse clima festivo reú­nem as famílias e amigos para confraternizar e enaltecer os carros antigos, que são suas pai­xões”, emenda. Luiz Fernando Moretti Ferrari, um dos organi­zadores do evento, conta que a 10ª edição é ainda mais especial após o período que impediu a realização do evento.

“Estamos ansiosos para reunir os expositores e vi­sitantes que vêm de várias partes do país para curtir co­nosco esse dia maravilhoso de confraternização e ami­zade. Além disso, seguimos com o foco no cunho social do evento que visa a arreca­dação de alimentos para as instituições carentes da nossa cidade”, diz Ferrari.

Não há cobrança de in­gresso, mas o acesso será per­mitido mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Já os expositores terão que efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 20, além de doar os dois quilos de alimen­tos. Nesta edição, o evento ofe­rece uma oportunidade para os expositores que procuram comodidade, o “Fura Fila”.

Pelo valor de R$ 150, o ingresso oferece camiseta ex­clusiva, vaga para estacionar em local privilegiado e acesso direto a um espaço exclusivo para estacionar o Volks anti­go, sem precisar ficar na fila. Os kits estão à venda no link http://furafilacvb.com.br. Mais informações podem ser obti­das por meio do (16) 98129- 3003 (Leandro), ou na página do Facebook (https://www.fa­cebook.com/californiavolks).

“Nunca perdemos o foco no cunho social do evento, que visa a arrecadação de ali­mentos para doação a institui­ções carentes de nossa cidade. Convidamos todos a partici­par e prestigiar este magnífico evento. Na última edição, em 2019, a estrutura contava com food trucks e chope.

Além do Fusca, o encon­tro conta com carros como Kombi, Brasília, Variante e Karmann Ghia, além do novo Fusca e do New Beetle. Assim como as outras edições, o Ca­lifornia Volks Brothers é um evento para toda a família e espera receber cerca de mil carros para a exposição. No Brasil, o automóvel começou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras pe­ças importadas da Alemanha.

Depois de quase 70 anos ainda chama a atenção de apaixonados de todas as ida­des. Em 1996, último ano de produção do Fusca no Bra­sil, a Volkswagen decidiu lançar uma série especial de despedida, denominada Sé­rie Ouro. Nesse segundo pe­ríodo (1993 a 1996) foram produzidos cerca de 47 mil exemplares. A partir deste ano, o único país do mundo ainda a produzir o modelo passou a ser o México.

Porém, foi no Brasil onde o Fusca teve o maior núme­ro de variações e séries espe­ciais e exclusivas ao mercado brasileiro, com a VW tendo mais autonomia para ela­boração de projetos, o que nunca aconteceu na América Central, dando aos brasilei­ros uma grande variedade de acabamentos, cores e opcio­nais à época.

O Brasil foi o segundo país do continente a importar o Fusca e a Kombi em 1950 (os Estados Unidos foram os pri­meiros, em 1949, e os mexica­nos só conheceriam o modelo em 1955) e foi o primeiro a ter uma linha de montagem já em 1951 e uma fábrica provisória da VW em 1953.

Paixão municipal
O Fusca, que começou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras pe­ças importadas da Alemanha, também é muito amado em Ribeirão Preto. Em 2017, o prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB) sancionou uma lei que colocou o California Volks Brothers entre os even­tos oficiais da cidade. A assi­natura ocorreu no capô de um VW. O encontro tem a Vitta Residencial, Casa do Detail e Casa do Fusca como patroci­nadores e o apoio da Secre­taria Municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com