30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 16:24
Jornal Tribuna Ribeirão
THAISA COROADO/CÂMARA
Política

Câmara de Ribeirão Preto – Aprovada criação da ‘Galeria Lilás’

A Câmara de Ribeirão Preto vai ganhar um espaço perma­nente para exposição de fotos e documentos sobre todas as mulheres já eleitas vereadoras na cidade. Na terça-feira, 2 de agosto, os vereadores aprovaram a proposta de Gláucia Berenice (Republicanos) – o requerimen­to foi transformado em projeto de resolução pela Mesa Diretora – que prevê a criação da Galeria Lilás no Palácio Antônio Macha­do Sant’Anna, sede do Legislativo.

Justificativa
Segundo a justificativa do projeto, o espaço servirá para resgatar a história das mulheres no Legislativo. “As mulheres re­presentam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas, ainda assim, são a minoria nos cargos eletivos. Percentual que demonstra a importância do reconhecimento e valorização da participação das mulheres na política”, afirma parte da jus­tificativa da proposta.

Motivação
A parlamentar ressalta ain­da que a Galeria Lilás servirá para motivar mais mulheres a participar das futuras eleições, aumentando a representação da bancada feminina no Legis­lativo municipal. Pesquisa feita pelo Tribuna junto ao portal da Câmara, com base nas 18 legis­laturas da Casa de Leis, mostra que apenas onze mulheres con­seguiram se eleger desde 1948 até 2020.

Levantamento
O levantamento revela ain­da que, considerando a reelei­ção, as mulheres ocuparam 21 vezes uma cadeira no Legislati­vo entre 1948 e 2022. Já os ho­mens estão muito à frente, ocu­pando um total de 361 cadeiras. Vale lembrar que tanto no caso dos homens quanto no das mu­lheres, vários foram eleitos mais de uma vez. O projeto não tem data para ser levado à votação em plenário.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ribeirão Preto tem 467.662 pessoas aptas a votar em outubro. As mulheres for­mam a maioria do eleitorado ri­beirão-pretano. São 253.083 elei­toras (54,12%), contra 214.413 homens (45,85%) e 166 que não informaram o sexo (0,04%).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com