Os vereadores Fabiano Gui­marães (PDT) e Renato Zucolo­to (PP), respectivamente presi­dente e integrante da Comissão Permanente de Transparência (CPT) da Câmara, fizeram na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, uma visita técnica à Companhia de Desenvolvimen­to Econômico de Ribeirão Preto (Coderp).

Recepcionados pela supe­rintendente Guatabi Bernardes Costa Bortolin e pelo diretor de Tecnologia da Informação Renato César Ramos, os vere­adores questionaram se a Co­derp tem condições técnicas de atender as necessidades do Legislativo no que diz respei­to às ferramentas tecnológicas fundamentais para a transpa­rência dos processos internos – sistemas contábil-financeiro e administrativo e de gestão de processos legislativos.

Para surpresa dos parlamen­tares, Renato Ramos informou que a Câmara já dispõe de sof­tware de última geração, capaz de suprir as necessidades aponta­das pela CPT, que listou 28 ações a serem implementadas para garantir a transparência total dos processos internos do Legislati­vo. Guimarães indagou se essas ferramentas não são pontuais, específicas para determinados setores (contabilidade, estoque, patrimônio etc), sendo então in­formado pelo diretor da TI que os parâmetros de integração (en­tre todos os setores) nunca fo­ram ativados por determinação das administrações anteriores.

Ou seja, há meses a Câma­ra elabora termos de referên­cia para a possível abertura de licitações visando a aquisição de algo que já possui. Mais: como tem um contrato com a Coderp, de cerca de R$ 12 mil mensais, para manutenção do sistema, é possível realizar as adaptações necessárias para se chegar ao que a CPT preconiza sem gastar um único centavo – pelo menos no que diz respeito ao sistema contábil-financeiro e administrativo.

Segundo o diretor de TI da Coderp, os sistemas já adquiri­dos pelo Legislativo (contábil, financeiro e orçamentário) são de última geração, à exceção do software que cuida da folha de pagamento – apenas esse exige uma atualização.

Coderp – A Companhia de Desenvolvimento Econômi­co de Ribeirão Preto (Coderp) é uma empresa de economia mista, cujo principal acionis­ta é a Prefeitura. Foi criada em 1972 pelo então prefeito Duarte Nogueira, pai do atual chefe do Executivo, e presta serviços em sistemas de informação e tecno­logia de comunicação.

Sua atuação não se restringe à área tecnológica, cabendo-lhe também a gestão e administra­ção do Cemitério Bom Pastor, do Mercado Municipal, do Par­que de Exposições, do Banco do Povo e dos serviços que a Pre­feitura oferece no Poupatempo. Tem atualmente 205 funcioná­rios, dos quais 130 são da área de TI (programadores e analistas).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui