27 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 16:20
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Caminho de Santiago de Compostela – Coach ribeirão-pretano transforma experiência em livro
Turismo

Caminho de Santiago de Compostela – Coach ribeirão-pretano transforma experiência em livro

Foram aproximadamen­te 800 quilômetros de ca­minhada durante 30 dias saindo da cidade francesa de Saint Jean Pied de Port em direção à Santiago de Compostela, na Espanha. O coach de Ribeirão Preto, Gustavo Evangelista, viveu entre os dias 4 de setembro e 3 de outubro, uma jornada de autoconhecimento e su­peração, compartilhando em tempo real sua maratona nas redes sociais. Agora a expe­riência será compartilhada também através de palestras, rodas de bate papo e compi­lada, materializada e eterni­zada em forma de livro.

Educador físico por for­mação, desde 2012 atua de­senvolvendo trabalhos de coach com times de futebol, atletas de alta performance, empresas e pessoas comuns que têm sonhos, metas e ob­jetivos, auxiliando-as a reali­zar o potencial adormecido que elas têm dentro delas.

Viver essa experiência e poder transformá-la em ins­piração para outras pessoas, foi um dos motivos que le­vou Gustavo para essa pere­grinação. “Iniciar essa busca ao meu verdadeiro propósito foi muito enriquecedora. Vi­ver essa experiência e poder transformá-la em inspiração, ajudando outras pessoas a se descobrirem foi muito sig­nificativo. Nós que trabalha­mos com o desenvolvimento humano precisamos de expe­riências como essa, pra seguir se conhecendo, nos descons­truindo, se livrando de coisas que atrapalham nossas vidas. Com certeza vou levar esses ensinamentos para o meu trabalho como coach”, expli­ca Gustavo.

As dificuldades do caminho
De acordo com Gustavo, o caminho por si só, apresenta graus elevados de dificuldade em algumas etapas. Monta­nhas, subidas, descidas ín­gremes, foram as principais responsáveis pelas dificul­dades físicas. Em alguns tre­chos, mais fáceis, o físico não exigia tanto, mas o desgaste mental é grande. “O caminho é tão longo que te permite sentir, pensar todas as pos­sibilidades e probabilidades, de você inclusive se questio­nar se continua ou se para. Tem momentos de cansaço físico intenso e você leva isso como uma grande superação. É uma negociação intrínseca com você mesmo a todo mo­mento”, revela Evangelista.

A força para continuar
O coach explica que a for­ça vinha da missão e do ob­jetivo que ele colocou para si mesmo, que era começar e terminar o caminho, não só por ele, mas pela família e pelas pessoas que estavam acompanhando sua trajetó­ria. “Eu me sentia compro­metido com as pessoas que estavam me acompanhando pelas redes sociais e diziam que estavam fazendo o cami­nho comigo. A coisa tomou uma proporção muito baca­na. Uma moça que tem escle­rose múltipla me dizia que o maior sonho dela era poder fazer o caminho e que no fi­nal das contas ela sentia que o meu caminho era um pouco do que ela gostaria de fazer. Eu sentia que não estava sozi­nho e que eu tinha um com­promisso com as pessoas que de alguma forma estavam se inspirando, se espelhando”, continua Gustavo.

Ensinamentos para a vida
O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota de peregrinação que faz as pessoas se conectarem com elas mesmas e perceberem um pouco mais as suas ca­racterísticas. Nas palavras do peregrino Gustavo Evange­lista, é uma montanha russa de emoções. “O caminho é uma reprodução, uma foto­grafia do que é a vida. Você tem momentos de euforia ao cumprir etapas ou dificulda­des e de repente o caminho te trazia algumas situações pra te equilibrar. Isso contribui para a nossa vida cotidiana, para entender o verdadeiro papel do desapego, de sobre­viver com menos, de ter uma vida mais simples, que não precisa de tantas coisas para ser feliz”, analisa.

O caminho depois do caminho
Para Gustavo, existe uma linha tênue entre o que se aprende no Caminho de Santiago de Compostela com o exercício da profissão e carreira de coach. Ao com­pletar o trajeto, ele ficou por 6 dias em um monastério, onde segundo ele, esvaziou as xícaras de experiências vividas durante a peregrina­ção. “Eu já estava escreven­do um livro e pude organi­zar melhor minhas ideias, discorrer um pouco mais so­bre tudo que eu vivi. O meu livro que recebe o nome do projeto que é “Qual é o teu caminho: ‘Insperiências’ de um caminho de Santiago de Compostela”, já está no for­no há algum tempo e essa experiência do caminho veio para trazer ainda mais experiências e inspirações. Espero poder encontrar ou­tros vários canais de distri­buição dessa experiência es­petacular, ímpar que a vida pode nos trazer através de uma rota de peregrinação, nesse caso o caminho de Santiago de Compostela”, fi­naliza o coach.

Gustavo inicia agora um cronograma de palestras e atividades para grupos e em­presas e em breve o público poderá conferir o lançamen­to do seu livro. Informações sobre sua história e o ca­lendário podem ser obtidas através da fanpage facebook. com/ gustavoevangelistaco­ach e facebook.com/qualeo­teucaminho.

Mais notícias