Jornal Tribuna Ribeirão
Cultura

Cancelamento nas artes é tema de LIVE do Sesc Ribeirão

É notado historicamente que o ser humano tem certa “necessidade” de fazer justiça com as próprias mãos. Vemos esse comportamento se refletir em histórias ficcionais, onde indivíduos comuns ou heróis tentam combater seus inimigos sem o auxílio de representantes das leis ou autoridades. Esse desejo ganhou espaço, forma e força nas redes, com a cultura do cancelamento.

A cultura do cancelamento é uma forma moderna de segregar ou expulsar uma pessoa de determinado círculo social ou posição devido a atitudes tomadas por ela – seja online, no dia a dia, ou em ambos; uma espécie de boicote em que um indivíduo, geralmente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo é “cancelado”. O tribunal virtual está atento aos deslizes e muitas vezes com apenas um clique, pode destruir pessoas, carreiras e até mesmo reputações.

A esfera artística também reflete as ações da cultura do cancelamento, direcionadas a artistas de diversas épocas, obras e movimentos. E é pelo grande impacto desta cultura que cresceu consideravelmente nos últimos dois anos, que o Sesc Ribeirão Preto promoverá no próximo dia 06/10, o bate-papo “O cancelamento nas artes: tensões entre público e criadores”, integrando a programação do projeto [Com]viver no mês de outubro.

O projeto [Com]viver propõe uma reflexão sobre as tensões e disparidades que ganham espaço na Internet, além das discussões e pautas cotidianas que se desenrolam nela. As redes sociais servem de palco para diferentes ideias, opiniões e vozes, e o resultado desse encontro é o mais variado possível, podendo ser proveitoso e enriquecedor, mas em alguns casos, um tanto nocivo.

O encontro, que será realizado em forma de LIVE, contará com três convidados: o coreógrafo e diretor Wagner Schwartz, a artista visual e performer Natalia Emayé Marques e o ator e humorista Reinaldo Montalvão, responsável pela criação da personagem Nathy Hills, sucesso no YouTube. Eles discutirão a separação entre criadores e seus trabalhos, censura, livre expressão e também o quanto essa tendência do cancelamento reflete o pensamento público. O bate papo, que terá mediação de Fábio Antunes, educador do ETA Ribeirão Preto, será transmitido a partir das 19 horas, no canal do Youtube do Sesc Ribeirão, com acesso gratuito.

 

SERVIÇO
[Com]viver
Bate-papo- “O cancelamento nas artes: tensões entre público e criadores” – Wagner Schwartz, Natalia Emayé e Reinaldo Montalvão. Mediação de Fábio Antunes Dia: 06/10/2021 Horário: 19h30
LIVE no Youtube – https://www.youtube.com/user/sescribeirao
Classificação Livre Livre
Grátis.

Mais notícias

Sinfônica executa obras de Piazzolla

Redação 1

Último Pouso: TV Cultura estreia série original sobre história da aviação brasileira

Redação 1

Heinz Mack faz do ouro um manifesto

Redação 1

Sabrina Sato vai apresentar novo game show na Record

Redação 1

Festival Varilux será presencial

Redação 1

Missão russa grava filme fora do planeta

Redação 1
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com